Países europeus terão que submeter orçamentos à Comissão Europeia
Agência AFP
BRUXELAS - Os países europeus aprovaram nesta terça-feira uma medida que obrigará os governos a enviar, a partir de 2011, os orçamentos nacionais à Comissão Europeia para que sejam examinados antes da aprovação nos respectivos Parlamentos, uma medida adotada para tentar evitar crises da dívida pública como a da Grécia.
Batizada de "semestre europeu", a iniciativa pretende "vigiar" as políticas econômicas e orçamentárias dos Estados da União Europeia (UE) durante seis meses, com o objetivo de detectar qualquer incompatibilidade ou desequilíbrio o mais cedo possível.
A Comissão Europeia examinará os 27 orçamentos nacionais, identificando os principais perigos e orientando os governos antes que apresentem os projetos aos Parlamentos.
A Grã-Bretanha liderou o grupo de países contrários à medida, com medo de uma interferência de Bruxelas em uma questão considerada soberana dos Estados membros da UE.
No entanto, os 27 países do bloco aceitaram a iniciativa, convencidos da necessidade de reforçar a vigilância orçamentária depois que a crise da dívida grega colocou as nações vizinhas em perigo, uma situação que abalou a Eurozona, integrada por 16 países da UE.