ANP deve abrir escritório em Manaus

Por

SÃO PAULO, 27 de setembro de 2010 - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) assinou com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) protocolo de intenções que ampliará as atividades da agência na região amazônica e também prevê a instalação de um escritório da ANP em Manaus, segundo informou a Agência.

Haroldo Lima, diretor-geral da ANP, destacou que a região amazônica tem o equivalente a 60% do território brasileiro e que atualmente o estado do amazonas já é o segundo maior produtor de gás no Brasil. "Não se pode pensar no Brasil sem pensar na Amazônia, como também não se pode pensar em defender o meio ambiente sem pensar na Amazônia. A presença da ANP aqui é muito importante, porque esta região tem características que necessitam uma atuação diferenciada da Agência", disse acrescentando que a Amazônia possui três bacias sedimentares de muito potencial: Bacia do Amazonas, Bacia do Acre e Bacia do Solimões.

Já o diretor Allan Kardec afirmou que o escritório da ANP a ser instalado em Manaus será importante para atender o país. "O Brasil tem uma matriz energética diferenciada, temos várias fontes. Atualmente, energia e desenvolvimento estão intimamente ligados. Assim, como a proteção do meio ambiente, acredito que o desenvolvimento do Brasil passa pela região", afirmou.

(Redação - Agência IN)