Bolsas europeias fecham em baixa

Por

SÃO PAULO, 30 de setembro de 2010 - Os principais índices acionários europeus encerraram a quinta-feira com perdas. Apesar de indicadores positivos na região e nos Estados Unidos, o movimento vendedor prevaleceu.

Ao final dos negócios, o índice FTSE-100, de Londres, perdeu 0,37%, aos 5.548 pontos, o CAC-40, de Paris, recuou 0,59%, aos 3.715 pontos. O DAX, de Frankfurt, teve desvalorização de 0,29% aos 6.229 pontos.

A agenda do dia revelou que a taxa de desemprego na Alemanha caiu para 7,5% no mês de setembro, ante taxa de 7,6% no mês anterior. Além disso, a inflação na zona do euro deverá ser de 1,8% em setembro de 2010. Em agosto, o índice ficou em 1,6%.

Por outro lado, os países da zona do euro estimularam nesta quinta-feira Portugal a executar uma reforma na economia, especialmente do mercado trabalhista, para acelerar o crescimento e enfrentar o déficit público, informou o chefe dos ministros das Finanças do espaço monetário, Jean-Claude Juncker.

"Exortamos as autoridades portuguesas a apoiar as medidas orçamentárias adotadas para reduzir o déficit público nacional com reformas estruturais adicionais, completas, ambiciosas e que possibilitem o reforço do potencial de crescimento do país", destacou Juncker em Bruxelas.

Por fim, nos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou acréscimo de 1,7% no segundo trimestre deste ano. No primeiro trimestre, o PIB da região avançou 3,7%. O dado do segundo trimestre veio melhor do que o esperado pelo mercado e acima da estimativa anterior, ambos situados em 1,6%.

(Redação - Agência IN)