Mesmo com dados bons, mercado se ajusta e Ibovespa cai
Pela manhã, o mercado monitorou que o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano registrou acréscimo de 1,7% no segundo trimestre deste ano, de acordo com a terceira estimativa. O dado veio melhor do que o esperado pelo mercado e acima da estimativa anterior, ambos situados em 1,6%.
Ainda por lá, o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos também superou as projeções dos analistas ao recuar 16 mil na semana passada, para 453 mil solicitações.
"As bolsas parecem cair no vazio hoje. Apesar da divulgação de indicadores positivos, os índices caem com os investidores embolsando ganhos. O mês foi muito positivo e puxa essa realização. Em Wall Street, esse foi o melhor setembro desde 1939", afirmou Silvio Campos Neto, economista do Banco Schahin.
No lado das empresas, a seguradora norte-americana AIG, nacionalizada em 80% para evitar a falência, anunciou nesta quinta-feira que reembolsará no total a dívida com o governo até o fim do primeiro trimestre de 2011.
Além disso, Campos Neto ressaltou que no final da próxima semana serão divulgados dados do mercado de trabalho norte-americanos e que geralmente estes números fortalecem um pouco a cautela, "mas isso não justifica o comportamento de hoje, já que ainda estamos um pouco longe da divulgação destes dados, previstos para sexta-feira da próxima semana".
Internamente, destaque para a ações da Petrobras (PN) que devolvem os fortes ganhos observados no pregão anterior. A companhia confirmou o aumento do capital social de R$ 85.108.544.378,00 para R$ 200.160.863.468,80, diante da subscrição de 2,29 bilhões de ações ordinárias e de 1,79 bilhão de ações preferenciais em sua oferta, perfazendo o total de 4,08 bilhões de ações. Instantes atrás, os papéis da estatal perdiam 0,62%.
Na esteira, as ações de siderúrgicas mantêm desvalorização na sessão de hoje, com as da Vale (PNA) em baixa de 0,13%, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) (ON) com declínio de 0,95% e da Gerdau (PN) com variação negativa de 0,53%.
Já os papéis da OGX (ON) situam entre as maiores oscilações positivas do Ibovespa, com avanço de 2,04%. A empresa identificou a presença de hidrocarbonetos, com indicativo de óleo leve e gás, em águas rasas da Bacia de Santos.
(Carina Urbanin e Déborah Costa - Agência IN)