Bolsa de Bangladesh desaba e investidores enfrentam a polícia
DHAKA - Milhares de investidores entraram em confronto com a polícia em Dhaka, em Bangladesh, revoltados com a queda brusca da bolsa de valores local. Os manifestantes atiraram tijolos nas janelas do escritório onde fica o mercado acionário, amassaram os carros no estacionamento e bloquearam as ruas próximas ao estabelecimento.
O indicador DGEN, principal medidor da bolsa de Bangladesh, teve alta de 80% em 2010, mas está instável desde que atingiu o pico de 8.918,15 pontos no dia 5 de dezembro, e já perdeu 22,5% desde então, com cada queda mais acentuada provocando a revolta dos investidores.
O pregão foi interrompido na quarta-feira devido a um novo circuit-breaker, que congela o mercado devido a uma queda ou alta muito acentuada no índice, e foi ativado depois do DGEN cair 225 pontos, ou cerca de 3,2%, apenas 86 minutos após a abertura dos negócios. O mercado reabriu mais tarde no mesmo dia com alterações feitas pelas autoridades, mas ainda assim as ações despencaram.
No dia 10 de janeiro, a bolsa fechou em baixa recorde de 8,9%, iniciando o primeiro protesto dos investidores. Em seguida, os mercados tiveram recorde de alta, elevando-se 15,58%, mas as ações voltaram a cair.
"Mais de 4 mil investidores estão protestando na frente da Bolsa de Dhaka (DSE). Eles também atiraram tijolos na polícia e nos carros", afirmou o chefe da polícia local Tofazzal Hossain, que acrescentou que as autoridades estão com dificuldades de conter a revolta.