FBN Brasil promove VI Congresso Nacional de Empresas Familiares, em SP

Por

Começa nesta segunda-feira a sexta edição do Congresso Nacional de Empresas Familiares, promovido pelo The Family Business Network Brasil (FBN Brasil). Na  programação constam palestras e apresentação de cases de empresas familiares. 

Com o tema 'A Arte das Empresas Familiares', o evento pretende mostrar como organizações do gênero e de reconhecido sucesso têm garantido sua perenidade e êxito através das gerações, por meio de boas práticas de gestão. O congresso é voltado para fundadores, herdeiros, acionistas, executivos e membros das futuras gerações de empresas familiares dos mais diversos segmentos. 

Segundo Iêda Carvalho, diretora-executiva do FBN Brasil, um diferencial importante do programa do evento é o fato de famílias empresárias falarem diretamente para famílias empresárias. 

"As empresas são resultado da harmonia familiar e da competência com que esses gestores gerenciam as famílias, as sociedades e as organizações. O objetivo maior desses encontros é sempre promover a troca de experiências e o aprendizado entre líderes que administram negócios familiares em diferentes países e culturas, visando à integração, sucesso e sustentabilidade dessas empresas através das múltiplas gerações", explica Iêda.

No primeiro dia, haverá o tradicional painel que traz testemunhos de membros das famílias que participaram do 22º FBN International Summit, em Cingapura. Este ano, o case brasileiro escolhido para este evento foi o da empresa Imifarma/Extrafarma(PA), do segmento de varejo e atacado de produtos farmacêuticos do Norte/Nordeste. 

Na pauta do segundo dia, um dos pontos altos será a palestra de José Mario Caprioli, presidente da TRIP Linhas Aéreas. O executivo falará sobre a história de sucesso de uma empresa brasileira que alcançou o posto de maior companhia regional de aviação da América Latina. O encerramento do evento ficará por conta da apresentação do case internacional da De Kuyper Royal Distillers, empresa familiar holandesa e maior fabricante mundial de licores, que começou suas atividades há três séculos, em 1695. A palestra será proferida por Marc De Kuyper, presidente da Royal Dutch Distillers Inc, membro da 11ª geração da família e responsável pelo mercado americano.