Trabalhadores de Belo Monte fecham trecho da Transamazônica

Por Pedro Peduzzi

Cerca de 100 trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Belo Monte interditaram hoje (28) a Rodovia Transamazônica, no quilômetro 55, próximo à cidade de Altamira (PA). O consórcio construtor da obra informou à Agência Brasil que um caminhão Scania está bloqueando a estrada.

Neste momento, há dois policiais rodoviários federais negociando a abertura da via. As obras no principal canteiro da usina estão paradas desde sexta-feira (25), nos demais três canteiros as obras continuam. A empresa suspendeu os trabalhos na área até o resultado da reunião por questões de segurança.

Entre os pontos discutidos entre representantes dos trabalhadores e da empresa estão a ampliação do recesso de fim de ano e do tempo de baixada – período em que a empresa libera os trabalhadores oriundos de outras localidades, para visitarem suas famílias –, além de aumentos salariais.

Segundo o consórcio construtor, a data-base para os aumentos salariais é novembro e, portanto, tudo ainda está dentro do prazo acertado. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada e Afins do Pará (Sintrapav-PA) informou à Agência Brasil que só se manifestará amanhã (29), após a conclusão das reuniões de hoje.