Lucro da Telecom cai 7,7% nos últimos 9 meses

Por

A Telecom Italia anunciou nesta sexta-feira (7) uma queda de 7,7% em seus lucros nos nove primeiros meses do ano. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recuou 6,4%, ficando a 6,588 bilhões de euros. As receitas, por sua vez, despencaram 9%, para 15,972 bilhões de euros.    

Na análise dos dados do terceiro trimestre, a queda no lucro líquido da Telecom Italia foi de 12%, comparado com o mesmo período do ano passado, alcançando 442 milhões de euros. A receita líquida teve queda de 4,5%, ficando em 5,42 bilhões de euros.    

Para o presidente-executivo do grupo, Marco Patuano, porém, os resultados demonstram sinais de recuperação, pois as quedas foram menos acentuadas que nos períodos anteriores.    

"Os sinais de recuperação que chegam do mercado são realidade. Superamos a fase de 'guerra dos preços'", comentou. "Esperamos um quarto trimestre melhor", disse Patuano.    

A divulgação dos resultados teve efeito positivo nas ações da Telecom, que subiram 1,8% no início do dia.    

A companhia está vendendo ativos, como torres de telecomunicações no Brasil, para reduzir sua dívida e ter recursos para investimentos. Sobre as operações no Brasil, Patuano afirmou que a "estratégia é continuar" com as atividades no país, "mas sempre tem um preço". "Para nos sentarmos à mesa de negociações, o pré-requisito é que a oferta atenda à demanda", afirmou o CEO, referindo-se a uma possível oferta para a venda da operadora no país. De acordo com especulações do mercado, a Oi estaria interessada na TIM Brasil, que responde por 30% das vendas globais.    

"Acho obrigatório explorar uma oportunidade estratégica assim significativa. Mas não somos obrigados a isso. E nossa disciplina financeira e a criação de valor para os acionistas são nossas leis", disse Patuano sobre a oferta da Oi.