Quase a metade dos brasileiros quer gastar menos neste Natal
Quase a metade dos consumidores pretende gastar menos neste Natal do que no ano passado. É o que indica uma pesquisa da empresa de consultoria e auditoria Deloitte. Segundo o levantamento, 46% dos brasileiros pretendem gastar menos com presentes neste ano. Outros 40% devem desembolsar o mesmo utilizado nas compras de 2013.
O levantamento aponta que o gasto médio do brasileiro com presente neste Natal deve ser de R$ 61, o mesmo valor do ano anterior. Os itens preferenciais para compras em lojas físicas são roupas e sapatos. Já no comércio eletrônico se destacam aparelhos eletrônicos portáteis, livros e DVDs.
O meio de pagamento que deve liderar as transações é o cartão de crédito, segundo 68% dos entrevistados.
Os dados refletem a percepção da população em relação à economia do País, segundo a Deloitte. A pesquisa aponta que 64% dos brasileiros veem a economia em estagnação ou declínio.
Apesar de 53% dizerem que a situação familiar para gastos no Natal está melhor neste ano, esse percentual é o menor já registrado pelo estudo. No ano passado, 62% diziam que a situação econômica estava melhor do que em 2012.
13º salário
O 13º salário também não deve impulsionar os gastos no Natal. Segundo a pesquisa, 35% dos consumidores pretendem utilizar os valores para quitar dívidas e 31% devem aplicá-los na poupança. Os que dizem que vão utilizar o 13º salário para gastar com compras são 24% dos entrevistados.
“Alguns dados demonstram que o brasileiro está atingindo uma maior maturidade financeira a cada ano”, diz Reynaldo Saad, sócio-líder da Deloitte para atendimento às empresas do setor de bens de consumo e varejo na América Latina. “Quase 70% dos pesquisados mantêm o pensamento de avaliar primeiro os custos, mesmo que isso signifique ter um Natal mais enxuto”, completa.
A pesquisa ouviu 1.000 consumidores de todo o Brasil, durante a primeira quinzena de outubro.