Alexandre Abreu assume presidência do Banco do Brasil
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na tarde desta sexta-feira, o Banco do Brasil informou que o vice-presidente de Negócios de Varejo da instituição, Alexandre Corrêa Abreu, é o novo presidente do banco, em substituição a Aldemir Bendine, nomeado para a presidência da Petrobras.
Abreu ocupava a vice-presidência de Varejo desde 2009 e é executivo de carreira com mais de 28 anos na instituição, onde ingressou em agosto de 1986
Em sua gestão, o banco liderou, ao lado da Caixa Econômica Federal, a redução dos juros bancários no Brasil por meio do programa Bompratodos. Além disso, também comandou a transformação do Banco Postal em uma instituição financeira.
Graduado em administração de empresas com MBA em marketing na PUC-RJ, Abreu exerceu as funções de gerente geral, gerente de divisão e gerente regional na superintendência de São Paulo. Na direção do BB, foi gerente-executivo na unidade de internet e na diretoria de Varejo.
Exerceu ainda os cargos de diretor de Cartões e de diretor de Seguros, Previdência e Capitalização.
Abreu é membro do Conselho Consultivo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que busca prestar garantia de créditos contra instituições financeiras associadas, nas situações de intervenção e liquidação extrajudicial, por exemplo. Ele também é integrante da diretoria-executiva da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).