Montadoras amargam nova queda das vendas em fevereiro
É o pior início de ano para a indústria automobilística desde 2007
Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (1) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas de veículos novos no Brasil voltaram a registrar forte queda em fevereiro, com baixa de 21% em relação ao mesmo mês em 2015. O resultado, somado ao de janeiro deste ano, confirma o pior início de ano para a indústria automobilística brasileira desde 2007.
Com um calendário comercial mais curto devido ao carnaval, fevereiro ficou abaixo de janeiro em 6,83%.Ao todo, foram emplacadas 243.064 unidades, ante as 260.894 registradas no mês anterior. No entanto, a média de vendas diárias chegou a ser maior em fevereiro.
Com baixo potencial de reação, o mercado fechou o primeiro bimestre de 2016 somando apenas 302,1 mil veículos vendidos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), uma queda de 30,98% em relação ao mesmo período em 2015.
O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, na nota divulgada pela entidade, comentou o desempenho do setor: “Apesar da retração registrada em dias corridos, vale ressaltar que, em fevereiro, na comparação dos dias úteis, foi observada uma alta de 3,52% nos emplacamentos, com relação ao mês anterior. Este crescimento é importante, ainda que já esperado, pois o mês de janeiro é, historicamente, prejudicado pelas antecipações de compras realizadas em dezembro e pelas despesas escolares e decorrentes de impostos no início do ano”.