PetroRio: aquisição de 100% da Brasoil

Por

A PetroRio anunciou nesta sexta-feira (10) que, após o término dos prazos para o exercício do direito de venda conjunta (Tag Along) pelos demais investidores da Brasoil do Brasil Exploração Petrolífera S.A. ("Brasoil"), a companhia recebeu a informação de total aderência destes investidores aos termos já acordados para a aquisição. 

Desta forma, com a conclusão da transação, assim como a aquisição das participações detida pelo Goldman Sachs & Co ("GS") e pelo Fundo Brascan de Petróleo, Gás e Energia - Fundo de Investimento em Participações ("FIP Brascan"), já previamente anunciadas, a PetroRio passará a deter 100% do capital votante da Brasoil. 

A Brasoil é uma sociedade holding, detendo indiretamente participação de 10% sobre os direitos e obrigações do contrato de concessão do Campo de Manati, que, por sua vez, produz atualmente 4,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (aproximadamente 26 mil barris de óleo equivalente por dia), figurando como 8º maior campo produtor de gás natural do Brasil(*). 

Além da participação no Campo de Manati, outros ativos relevantes da Brasoil incluem a participação indireta de 100% nas concessões do Campo de Pirapema - ativo de gás atualmente em desenvolvimento - e do Bloco FZA-M-254, ambos na Foz do Rio Amazonas. 

A conclusão da transação de compra e venda está sujeita a determinadas condições precedentes, além das análises da operação por órgãos competentes, conforme necessárias.

"A celebração deste acordo está alinhada com o modelo de negócios da Companhia e sua estratégia de aquisições, além de representar uma diversificação de seu portfolio de ativos e de fontes geradoras de receita", diz em nota a PetroRio. 

(*) Conforme Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP - de dezembro de 2016.