DF: Agnelo e Roriz aparecem em empate técnico, diz pesquisa
Portal Terra
BRASÍLIA - Pesquisa do Instituto CB Data, encomendada pelo jornal Correio Braziliense, apontou nesta quinta-feira que o petista Agnelo Queiroz, ex-ministro do governo Lula, alcança 40% das intenções de voto, contra 34% de Joaquim Roriz (PSC), ex-governador que busca o quinto mandato à frente do Palácio do Buriti. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, os dois políticos estão tecnicamente empatados.
Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF sob o número 28640/2010, a pesquisa traz Agnelo na frente no questionamento espontâneo, quando ao entrevistado não é apresentada uma lista de candidatos. Neste cenário, o petista tem 31% da preferência do eleitorado, ao passo que Roriz registra 25%. Eduardo Brandão (PV) e Toninho do PSOL (PSOL) têm 1% cada.
Em um eventual segundo turno, a liderança de Agnelo é confirmada com 43% das intenções de voto contra 35% de Joaquim Roriz. Os votos brancos e eleitores indecisos são 12%, os votos nulos chegam à casa de 9%.
O CB Data também mediu o nível de rejeição dos candidatos ao governo do DF e o nível de conhecimento que a população tem dos postulantes ao Buriti. Joaquim Roriz, que tem índice de conhecimento de 60%, aparece como o candidato com maior rejeição, com 38%. A repulsa ao petista, que é conhecido "bem" por 32%, chega a 23%.
Os questionários da pesquisa foram aplicados a 1,1 mil eleitores entre os dias 29 e 31 de agosto.