Quebra sigilo: Serra diz que Mantega deve dar explicações

Por Marcela Rocha, Portal Terra SÃO PAULO

Marcela Rocha, Portal Terra

S O PAULO - O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, afirmou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deveria ir ao Congresso para dar explicações sobre os casos de quebra de sigilo fiscal da filha do tucano, Verônica Serra, e de mais quatro membros do PSDB, incluindo o vice-presidente do partido, Eduardo Jorge.

"O governo federal deveria demitir imediatamente o secretário da Receita (Otacílio Cartaxo). O ministro da Fazenda (Guido Mantega) deveria ir ao Congresso Nacional dar explicações e a candidata Dilma, pedir desculpas por ter gente de sua campanha envolvida. Da mesma maneira, o presidente Lula deveria pedir desculpas por debochar daqueles cujo a privacidade foi invadida criminosamente", afirmou Serra após o debate Estadão/Gazeta realizado na noite desta quarta-feira (8).

Entenda o caso

O caso veio à tona por meio de uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada na noite de terça-feira (31), apontando que documentos da investigação da Corregedoria da Receita Federal revelaram o acesso aos dados fiscais da empresária Verônica Serra.

Além de Verônica, tiveram o sigilo fiscal quebrado os tucanos Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, Luiz Carlos Mendonça de Barros, Ricardo Sérgio e Gregório Preciado, pela Delegacia da Receita do município de Mauá (SP). Eduardo Jorge ainda teve o sigilo fiscal violado pela Receita, na cidade de Formiga (MG).