Alckmin vê estádio do Corinthians como alternativa para Copa

Por Priscila Tieppo

Em visita ao Museu do Futebol de São Paulo, o candidato ao governo do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a capital terá a Copa do Mundo "sem dúvidas" e que o novo estádio do Corinthians, a ser construído em Itaquera, na zona leste, é uma boa alternativa para a abertura da Copa, em 2014.

"São Paulo terá os jogos e entendo que também terá a abertura. O que se discute é a abertura. Para mim, sempre me pareceu mais lógico o Morumbi, por ser um estádio grande. Surgiu a hipótese do estádio do Corinthians, que é uma boa alternativa. O Estado tem que fazer toda a infraestrutura da cidade e não deve colocar dinheiro, mas pode tirar os impostos para a construção do estádio em São Paulo", disse o tucano.

Cercado por esportistas como Jadel Gregório e Maurren Maggi, do atletismo, Henrique Guimarães, do judô, e Ida Álvares, do vôlei, Alckmin ouviu sugestões para melhorias no esporte e a inclusão de atividades físicas nas escolas. Ida e Maurren Maggi pediram para que outros esportes, além do futebol, vôlei e basquete, fossem apresentados nas escolas públicas. Além disso, os esportistas destacaram a importância de professores especializados.

Bolsa desportiva
Alckmin disse, em entrevista coletiva aos jornalistas, que se preocupa com a formação de atletas brasileiros e prometeu que se eleito criará o Bolsa Talento Desportivo. "Vamos dar bastante atenção ao esporte. Vamos fazer o Bolsa Talento Desportivo para apoiar os desportistas e nos prepararmos para a Copa e para as Olimpíadas que nós teremos", afirmou.

O candidato contou que nunca havia visitado o museu, localizado dentro do estádio do Pacaembu. Lá, ele pôde rever gols do Pelé e fotos de ídolos do futebol.

Durante o passeio pelo museu, Alckmin recebeu orientação explicativa de monitores e visitou todas as instalações. Ao ver no telão diversas torcidas vibrando, o ex-governador brincou: "foi gol do Santos". Em outra sala, o tucano jogou pebolim com Mauren Maggi e apreciou atentamente a placa com a história do Santos, seu time do coração. Ao fim da visita, Alckmin tomou café com os esportistas e posou para fotos.