No rádio, programa de Serra diz que Dilma "copia promessas"

Por

      SÃO PAULO - Na reta final para as eleições, o programa do candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, afirmou que algumas das propostas apresentadas na propaganda de Dilma Rousseff (PT) já existem e, inclusive, foram criadas pelo tucano. "Ela colocou no programa dela várias propostas do Serra. (...) Ô Dona Dilma, pode copiar. Mas tem que contar", ironizou uma das locutoras durante o horário eleitoral gratuito veiculado no rádio na manhã desta terça-feira.

A inserção comparou uma proposta da petista voltada para gestantes com o 'Mãe Brasileira' e o 'Mãe Paulistana', esse último criado por Serra há mais de cinco anos. "É, o programa que a Dilma está prometendo é quase igual, só muda o nome", disse um dos personagens serristas. Além disso, o Dose Certa, "um programa que existe em São Paulo há mais de dez anos", e a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, criada em 2005 quando Serra era prefeito, também foram citados.

As críticas à candidata petista também foram feitas de forma indireta. "José Serra é um governante que faz acontecer. Serra tem ideias próprias e mãos limpas. Nele, o Brasil pode confiar", disse um dos apresentadores.

Por sua vez, o programa de Dilma Rousseff não atacou o tucano e apostou novamente nas mudanças ocorridas no Brasil durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio de pequenas histórias, a propaganda mostrou o dia a dia de pessoas dos quatro cantos do País. "Hoje ninguém que nasce pobre está condenado a ser pobre para sempre. (...) Ajudei a criar esse novo Brasil lado a lado com o presidente Lula. Vou trabalhar agora para ampliar essas conquistas", afirmou Dilma. Segundo a petista, "o brasileiro tem oportunidades concretas para realizar o sonho de ter a casa própria, um carro, computador, eletrodomésticos e móveis novos".

Em seu espaço de pouco mais de um minuto, a candidata Marina Silva (PV) aproveitou para demonstrar sua confiança no segundo turno. De acordo com as últimas pesquisas realizadas pelo instituto Datafolha, Marina ultrapassou o tucano José Serra no Rio de Janeiro e no Distrito Federal e cresceu em São Paulo, na Bahia e no Paraná. "É a onda verde que se espalha cada vez mais rápido", afirmou o locutor do programa.

Para Marina, seu programa de governo irá renovar a esperança de cada brasileiro. "Vai mostrar a algumas lideranças políticas do nosso país que os acordos que eles fazem nos gabinetes, o povo os desfaz nas ruas. E refaz com quem tem humildade, honestidade e um novo compromisso para o futuro", disse a verde.