Urnas são substituídas no Rio por problemas de ajuste em função do horário de verão

Por

    RIO - Cerca de 50 urnas precisaram ser substituídas logo no início do processo de votação no Rio de Janeiro. De acordo com o boletim divulgado agora há pouco pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pelo menos a metade delas apresentou problemas de ajuste de data e horário em função do horário de verão. Essas urnas são do modelo do ano 2004 e foram trocadas por outras também eletrônicas.

De acordo com o TRE, há 30.911 urnas eletrônicas em funcionamento em todo o estado. Mais 5.353 foram disponibilizadas para eventuais trocas.

O Rio tem um total de 11.589.763 eleitores, sendo a capital fluminense o município que concentra a maior parte deles: 4.674.789. A zona eleitoral com maior eleitorado na capital e a 179ª, na Cidade de Deus, zona oeste da cidade. No local, votam 101.617 pessoas. Já o maior local de votação fica em um colégio no Flamengo, zona sul, onde estão inscritos 17.079 eleitores.

O único município do estado do Rio de Janeiro que conta este ano com o sistema de identificação biométrica, por impressão digital, é Búzios, na Região dos Lagos, onde votam 19.238 eleitores. Em todo o país há 60 cidades utilizando esse sistema. O sensor biométrico tem capacidade de analisar 70 sinais diferentes em cada impressão digital, o que, segundo o TRE, torna impossível haver coincidência de impressão, mesmo entre irmãos gêmeos.