Pódios de Tóquio 2020 serão feitos de plástico reciclado

Por

Os medalhistas da Olimpíada de Verão do ano que vem subirão em pódios feitos de restos de plástico reciclado coletado de lares locais ou do oceano, informaram os organizadores da Tóquio 2020 nesta terça-feira.

A partir de 13 de junho, caixas de coleta serão instaladas em mais de 2 mil postos da rede de supermercados local AEON para que os moradores descartem quaisquer itens indesejados de plástico para o projeto dos pódios, segundo os organizadores.

Eles disseram querer coletar até 45 toneladas de plástico para fabricar os cerca de 100 pódios necessários para o evento esportivo do próximo verão. Será a primeira vez que pódios olímpicos serão feitos de material reciclado.

Os organizadores têm tentado tornar os Jogos ecológicos e um mecanismo para catalisar uma mudança sustentável no Japão – que, assim como os Estados Unidos, não assinou a Carta sobre os Plásticos no Oceano do G7 em 2018.

As medalhas dos Jogos estão sendo forjadas de metal reciclado coletado de celulares velhos e outros aparelhos eletrônicos, e os uniformes usados pelos corredores no revezamento da tocha serão feitos parcialmente com garrafas de plástico reciclado.

(Por Jack Tarrant)