ESPORTES
NAS QUADRAS - Tudo sobre basquete
Por PEDRO RODRIGUES, [email protected]
[email protected]
Publicado em 19/05/2021 às 08:57
Quem com tank fere, com play-in será ferido
Ficou uma sensação engraçada ao fim da temporada regular da NBA: apesar de mais curta no calendário, acabou parecendo longa para quem acompanhou o dia-a-dia. Parecia que não tinha fim, já que os times competiram até o último fio de cabelo. E devemos este fenômeno ao tremendo acerto que é o torneio Play-in. Foi um tal de times que estavam perto dele tentarem fugir de todas as formas (Lakers e Portland), times que precisavam de afirmação tentando chegar de todas as maneiras (Pelicans por exemplo). Como diria Romulo Mendonça, narrador da ESPN, era o caos. Um excelente caos para a Liga e os seus fãs.
Já falamos dele por aqui, em abril (link aqui) e agora a NBA coloca em quadra o que promete ser uma das melhores surpresas dos últimos anos. Para quem não está familiarizado com o torneio, explicamos: consiste em uma disputa eliminatória entre o sétimo e oitavo colocados da própria conferência disputando uma partida para confirmar a sétima posição, enquanto o décimo e o nono colocados disputam uma vaga para jogar com o perdedor do jogo entre sétimo e oitavo para conseguir a oitava vaga nos playoffs.
Para nossa sorte teremos disputadas entre times tradicionais e craques do mais alto panteão da NBA nesta disputa. Vamos aos confrontos:
Charlotte Hornets (10) x Indiana Pacers (9)
O confronto entre um time que quer se provar e outro que está em pé de Guerra: assim chegam Hornets e Pacers para a disputa. O Hornets, que vinha bem na temporada com Gordon Hayward, sem a pressão sofrida em Boston, fazendo uma boa temporada, um bom elenco de apoio com Terry Rozier e Miles Bridges, e um possível astro em LaMelo Ball. Infelizmente, para o time que tem Michael Jordan como um dos donos, as lesões de Hayward e Ball prejudicaram a posição do time que estava no meio da tabela durante grande parte da temporada. Já o Pacers parece mais interessado que a temporada acabe logo. Apesar de ter um time mais talentoso que seu adversário, com jogadores como Malcom Brogdon, Myles Turner e Caris Le Vert, o time não suporta mais o técnico Nate Bjorkgren. As brigas já vazaram em veículos como a ESPN Americana, e tiveram seu ápice na discussão entre o assistente técnico Greg Foster e o jogador Goga Bitadze. O all Star Donantas Sabonnis não merece isso….
Palpite de quem vence: Charlotte Hornets
Boston Celtics (7) x Washington Wizards (8)
Lembram dos distantes meses de janeiro e fevereiro de 2021? Os fãs do Wizards lembram muito bem. O começo de temporada do pessoal da capital americana foi catastrófico, com rumores da saída de seu melhor jogador, Bradley Beal, para o Lakers, 76ers, Knicks, Miami e até mesmo uma troca do recém-contratado do Houston, o ex-MVP Russell Westbrook. Depois do All Star, o Washington conseguiu realizar boas campanhas e carimbou sua ida ao play-in na oitava posição, ao vencer o Hornets no último jogo dos dois times na temporada. O Wizards está em vias de subida. O que não podemos dizer de seu oponente, já que o Celtics regrediu na temporada. E muito. A mão mágica do técnico Brad Stevens parece ter perdido os seus poderes e mesmo com um elenco mais “gerenciável”, sem egos como Kyrie Irving, o Celtics sofre para defender o perímetro e o garrafão. Cabe ao jovem Jayson Tatum carregar a tradicional franquia. E desta vez não poderá contar com seu fiel escudeiro Jaylen Brown, devido a lesões. Para fechar, que temporada decepcionante de Kemba Walker.
Palpite de quem vencerá: Wizards
Conferência Oeste (jogos na quarta dia 19 a partir das 20:30h / Transmissão youtube.com/nbabrasil e ESPN)
San Antonio Spurs (10) X Memphis Grizzilies (9)
A NBA conseguiu o que queria: dois times jovens em uma disputa acirrada no pós-temporada. King? Não. Pelicans? Nope. São os jovens talentos do San Antonio Spurs que desfilaram no torneio. O time do Texas conta com o veterano DeMar DeRozan e um núcleo jovem com Derrick White, Lonnie Walker e (olho nele) Dejounte Murray para surpreender o Memphis e o mundo da NBA. Mais uma vez. Já o Grizzilies do espevitado Ja Morant quer vencer para mostrar que o trauma do ano passado de perder a vaga nos playoffs no ultimo jogo está superada, e o time será um dos times do futuro da NBA. Pena que os Grizzilies são péssimos jogando em casa.
Palpite de quem vence: Grizzilies
Los Angeles Lakers (7) x Golden State Warriors (8)
Se você puder escolher somente um jogo deste torneio, não precisa mais procurar: Lakers e Warriors será mais que uma simples disputa do sétimo lugar. Promete ser uma guerra. Primeiro, o campeão Lakers quer provar que a queda ao Play-in acabou sendo uma fatalidade, e não reflete a posição real do time. Para isso, ele conta com a volta de Anthony Davis e Lebron James para confirmar o sétimo lugar e começar uma nova campanha vitoriosa. A probabilidade de vitória do Lakers é altíssima. Pena que o time de Lebron joga contra um jogador que vence jogando com o improvável: o que Steph Curry fez neste final de temporada somente aumentou a aura em torno do jogador. Curry se consagrou como cestinha desta temporada aos 33 anos, com 32 pontos por partida, e levou um Warriors sem Kelly Oubre Jr. e o calouro James Wiseman para os playin. Os fãs do Dubs esperam que Andrew Wiggins ajude Curry na difícil tarefa de vencer os atuais campeões. Um detalhe importante: esta partida pode ser a última partida eliminatória que Steph Curry e Lebron disputam. Os dois tiveram confrontos antológicos durante a última década nas finais entre Cavs e Warriors.
Palpite de quem vence: Los Angeles Lakers