NAS QUADRAS - Tudo sobre basquete
.
Números rubro-negros
Há 600 dias, desde março de 2020, o basquete do Flamengo não disputava uma partida do NBB com sua apaixonada torcida. A espera chegou ao fim e a Nação Rubro-Negra pôde finalmente apoiar e acompanhar in loco, na semana que passou. Mais ou menos, vamos recapitular o que aconteceu na última semana, nos dois jogos ocorridos no Maracanãzinho.
Na quarta-feira, dia 3, tivemos o primeiro jogo da série contra o jovem time paranaense do Pato Basquete. Para este jogo o técnico rubro-negro Gustavo deConti começou com um time bem mais alto, tendo como pivô Vitor Faverani. E o começo foi arrasador. Uma corrida de 10 a zero assustou o jovem time do Pato e seu técnico Dedé Barbosa, que pediu tempo para acalmar seus comandados. O pedido fez efeito e a partida terminou equilibrada, com vitória parcial de 21 a 15.
A vitória começou a se desenhar a partir do segundo período. O Pato Basquete ainda fez uma corrida e chegou a diminuir a vantagem do Flamengo a 3 pontos. Foi quando Olivinha acertou seguidamente 2 arremessos de 3 pontos e o Flamengo disparou de vez no placar.
No terceiro período o Flamengo voltou com tudo. Com um arsenal de arremessos de 3 pontos e jogadores reservas que jogariam em qualquer time no basquete nacional, o Fla acabou decidindo o jogo.
O jovem Rafael Rachel estava com a pontaria afiada, e o Argentino Fabian Sadhi é melhor defensor que se imagina. Apesar de ter sido o cestinha da partida, o melhor jogador da primeira semana do atual NBB, o americano Brandon Robinson, teve participação discreta. Já o seu compatriota Dar Tucker tem tudo para cair nas graças da torcida. O jogador é forte, explosivo e com um carisma que a torcida gosta. O jogo estava tão tranquilo que deu até para Tucker brincar com alguns torcedores que estavam na beira da quadra.
Falando em graças da torcida, o armador Yago Mateus é candidatíssimo a ser ídolo de uma geração do Flamengo. O jovem armador da Seleção Brasileira atacou a cesta e pôde mostrar à torcida, já vamos falar dela, a sua pontaria nas bolas de 3. O resultado diz tudo que foi o jogo. Um categórico 94 a 62, e a 40ª vitória consecutiva do Flamengo.
Destaques: Olivinha - 16 pontos (4 convertidos de 3 em 8 tentativas)
Acompanhe o Jogo aqui:
Os números do basquete do Flamengo são superlativos esportivamente. Pena que um importante número decepcionou. Apesar do time do Flamengo de basquete vir de uma série de vitorias consecutivas, ter o técnico da Seleção Brasileira e possuir um dos melhores times da América Latina o público presente no Marcanãzinho decepcionou. Foram 374 pessoas no ginásio para acompanhar o jogo.
O grande ajuste do jogo de quarta para sexta não foi em quadra pelo técnico Gustavo De Conti e sim da diretoria de Esportes Olímpicos do Flamengo. Em uma boa sacada, o Flamengo aproveitou o jogo do Campeonato Brasileiro contra o Atlético-GO às 21h30 e liberou a entrada para o jogo do basquete que ocorreu às 19h. A combinação dos dois eventos deu certo e 1116 pessoas estavam presentes no Maracanãzinho para acompanhar o jogo contra o Mogi.
E que jogo! O tradicional rival vem com um time com bons jogadores como Lessa, Fabricio e Wesley. O veterano Fúlvio não jogou devido a uma contusão. E ele fez falta. O roteiro do primeiro jogo acabou se repetindo com Flamengo e Mogi fazendo um jogo paralelo até o final do segundo período. Ficou claro que é muito difícil manter durante os 40 minutos a alta intensidade com uma rotação curta de jogadores. Pato e Mogi sofreram muito com isso. Enquanto a segunda unidade do Fla vinha com JP Bastista, Dar Tucker, Sadhi descansados, o Mogi tinha que manter o excelente começo de partida dos mogianos.
Novamente Yago Mateus veio com tudo para o jogo com uma atuação que encheu os olhos (20 pontos, 8 assistências e 3 roubos de bola). Uma partidaça. O terceiro período foi um massacre. O Flamengo vencer este quarto por 38 a 19 disparou no placar e fechou a partida. O quarto e decisivo período, praticamente um baile de Dar Tucker. O americano marcou todos os seus 19 pontos nos últimos 10 minutos de tudo que é jeito. Bolas de 3, infiltrações e muitas jogadas que combinavam força física e técnica. Se Brandon Robinson tem potencial para ser MVP da temporada e maior cestinha do NBB, Tucker com seu carisma pode ser o favorito entre os novos contratados do Flamengo. No final, todos os números sorriram para o Flamengo na noite de sexta-feira. Venceu o Mogi por 116 a 73, a maior diferença da história do confronto, e marcou de vez o reencontro da torcida com o basquete.
Veja aqui a partida de Yago: