ESPORTES
Pia Sundhage anuncia lista do Brasil para Copa do Mundo feminina
Por Gabriel Mansur
[email protected]
Publicado em 27/06/2023 às 19:58
Alterado em 27/06/2023 às 19:58
A técnica Pia Sundhage anunciou, nesta terça-feira (27), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a lista de jogadoras convocadas pela seleção brasileira para a Copa do Mundo Feminina de 2023. O torneio começa no dia 20 de julho e será disputado na Austrália. O Brasil estreia contra o Panamá, no dia 24.
A relação tem 23 nomes, sendo 11 estreantes, e mais três suplentes em caso de lesão. A mais experiente da lista é a rainha Marta, que vai disputar o Mundial pela sexta vez. Já a recordista de Copas, com sete participações, também é brasileira: a volante Formiga, que se despediu da seleção brasileira em novembro de 2021.
Marta também é a maior artilheira das Copas do Mundo, entre homens e mulheres, com 17 gols. Ela é nome certo nas listas de convocadas e no time titular desde a edição de 2003, nos Estados Unidos. Desta vez, a camisa 10 pode começar no banco.
Desde a primeira edição, em 1991, foram chamadas até hoje 101 atletas do Brasil.
As convocadas do Brasil para a Copa:
- Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos);
- Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians);
- Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville);
- Atacantes: Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).
- Suplentes: Tainara (Bayern de Munique), Aline Gomes (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).
O Brasil está no Grupo F e estreia no dia 24 de julho, contra o Panamá, em Adelaide. Depois, joga contra a França, dia 29, em Brisbane, e Jamaica, dia 2 de agosto, em Melbourne.A treinadora sueca disse estar "muito animada".
"A gente está indo para a Copa do Mundo, temos os melhores países lá. Os dez melhores times têm chances de ganhar, e o Brasil é o oitavo. Com sorte, qualquer um destes pode ganhar. O céu é o limite. Se o Brasil tem chance de ser campeão? Com certeza! Com o histórico que temos e o apoio, pode ser" disse Sundhage.
As jogadoras convocadas se apresentarão ainda esta semana para iniciar os treinamentos. Antes de viajar para a Austrália, a seleção fará um amistoso de despedida da torcida, no próximo domingo, contra o Chile, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Estreantes
- Camila Rodrigues - goleira
- Bruninha - lateral-direita
- Antônia - zagueira
- Lauren - zagueira
- Ana Vitória - meia
- Adriana - meia
- Ary Borges - meia
- Duda Sampaio - meia
- Gabi Nunes - atacante
- Kerolin - atacante
- Nycole - atacante