Brasil no topo após 17 anos: Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Conheça todos os vencedores e veja listas de votos

Por ESPORTES JB

Vinícius Júnior

Por Marcelo Brandão - O brasileiro Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, venceu o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo em 2024. A premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (17), em Doha, no Catar. É a primeira vez que Vini Jr. recebe o prêmio "The Best" dado pela entidade máxima do futebol.

Em seu discurso, o jogador lembrou do Flamengo, clube que o revelou, e agradeceu também aos colegas da Seleção Brasileira e do clube espanhol, onde atua desde o segundo semestre de 2018.

"Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas".

O craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid viveu a temporada mais espetacular de sua carreira em 2023/24. Ele foi protagonista constantemente em momentos decisivos pelo Real Madrid, marcando 24 gols em 39 partidas em diversas competições.

Vini Jr. teve 48 pontos na votação, realizada por treinadores e capitães de seleções nacionais, jornalistas e torcedores. Em segundo lugar ficou o espanhol Rodri, com 43 pontos. O meia inglês Jude Bellingham ficou em terceiro, com 37 pontos. Veja a lista completa no site da Fifa .

O Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo depois de 17 anos. A última vez havia sido em 2007, quando Kaká foi agraciado. É a primeira vez, no entanto, que um brasileiro é premiado durante a era The Best, premiação criada pela Fifa em 2016. Antes, a premiação tinha outro nome e chegou a ser dividia com a "Bola de Ouro", prêmio dado pela revista francesa France Football.

Marta ganha o Marta

A brasileira Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo em anos anteriores, venceu em 2024 o prêmio de gol mais bonito do futebol feminino. Como uma coroação de uma carreira vitoriosa, ela conquistou um prêmio que traz seu nome. O primeiro Prêmio Marta da FIFA, criado para reconhecer o melhor gol do futebol feminino, foi conquistado pela própria.

Duas semanas antes de disputar o Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Paris 2024, a alagoana marcou o gol premiado: um chute certeiro da entrada da área, no ângulo, após driblar a zagueira com uma pedalada.

"Quero dizer que estou muito feliz com o resultado. Competir com todas essas craques… Foram gols fantásticos, e essa temporada foi maravilhosa também. [Estou] Mais feliz ainda em receber um prêmio que leva o meu nome. Sem dúvida, é uma honra muito grande, então quero agradecer a todos vocês", disse Marta. (com Agência Brasil)

__________________________________

The Best FIFA

Confira quem foram todos os jogadores premiados pela FIFA e quem votou em quem na eleição que coroou os melhores futebolistas do planeta

Melhor Jogador
Ganhador: Vinicius Jr (48 pontos)
Segundo: Rodri (43 pontos)
Terceiro: Jude Bellingham (37 pontos)

Melhor Jogadora
Ganhadora: Aitana Bonmati (52 pontos)
Segunda: Barbra Banda (39 pontos)
Terceira: Caroline Graham Hansen (37 pontos)

Melhor Goleiro
Ganhador: Emiliano Martinez (26 pontos)
Segundo: Ederson (16 pontos)
Terceiro: Unai Simon (13 pontos)

Melhor Goleira
Ganhadora: Alyssa Naeher (26 pontos)
Segunda: Cata Coll (22 pontos)
Terceira: Mary Earps (11 pontos)

Melhor Treinador no Masculino
Ganhador: Carlo Ancelotti (26 pontos)
Segundo: Xabi Alonso (22 pontos)
Terceiro: Luis de la Fuente (11 pontos)

Melhor Treinadora no Feminino
Ganhadora: Emma Hayes (23 ponts)
Segundo: Jonatan Giraldez (20 pontos)
Terceiro: Arthur Elias (13 pontos)

Prêmio Puskás
Ganhador: Alejandro Garnacho (26 pontos)
Segundo: Yassine Benzia (22 pontos)
Terceiro: Denis Omedi (16 pontos)

Prêmio Marta
Ganhadora: Marta (22 pontos)
Segunda: Asisat Oshoala (20 pontos)
Terceira: Sakina Karchaoui (16 pontos)

Prêmio de Torcedor
Ganhador: Guilherme Gandra Moura, o menino Gui (Vasco da Gama)

Prêmio Fair Play
Ganhador: Thiago Maia

Seleção Masculina The Best FIFA
Goleiro: Emiliano Martinez
Defensores: Ruben Dias, Dani Carvajal, Antonio Rudiger, William Saliba
Meio-campistas: Jude Bellingham, Rodri, Toni Kroos
Atacantes: Erling Haaland, Lamine Yamal, Vinicius Junior

Seleção Feminina The Best FIFA
Goleira: Alyssa Naeher
Defensoras: Irene Paredes, Ona Batlle, Lucy Bronze, Naomi Girma
Meio-campistas: Aitana Bonmati, Lindsey Horan, Gabi Portilho, Patri Guijarro
Atacantes: Caroline Graham Hansen, Salma Paralluelo