Sem neve, Jogos de Inverno na China dão pistas sobre 2008

Por

REUTERS

PEQUIM - Com um punhado de medalhas de ouro para os anfitriões chineses, um protesto político e manipulação do clima, os Jogos de Inverno Asiáticos, que terminam neste domingo, deram algumas pistas do que se pode esperar dos Jogos Olímpicos de 2008.

A China prometeu uma Olimpíada de alto nível, com características chinesas, em Pequim, e os Jogos de Changchun contornaram de forma surpreendente o problema da falta de neve na província de Jilin.

- Para criar o ambiente ideal e destacar os cenários de inverno do norte, o escritório meteorológico de Changchun providenciou a queda de neve de 1 a 2 milímetros na manhã do dia 29 de janeiro de 2007 - afirmaram os organizadores num comunicado no segundo dia dos Jogos.

O informe também falou dos visitantes, elogiando o charme de Changchun sob tal estação, apesar de haver dúvidas se os habitantes que tiveram que limpar as ruas da cidade em temperaturas abaixo de 20ºC ficaram tão entusiasmados.

Pequim não precisará de neve no evento de agosto do próximo ano, mas os auto-proclamados senhores do tempo certamente bombardearão as nuvens com produtos químicos para trazer chuva e ajudar a limpar o ar poluído da capital chinesa.

China nunca foi uma potência nos Jogos de Inverno - apenas quatro das 114 medalhas de ouro olímpicas do país vieram da neve ou gelo - mas os resultados em Changchun indicam que atuar em casa é benéfico para seus atletas.