Paraná e Santos jogam por classificação na Libertadores d
REUTERS
RIO - O Paraná é favorito para conseguir a classificação para a segunda fase da Copa Libertadores da América, contra o Cobreloa, do Chile. Já o Santos pega o Blooming, da Bolívia. A equipe paranaense obteve uma excelente vitória, por 2 a 0, na partida de ida, disputada no Chile. O time, que disputa pela primeira vez o torneio continental, é favorito para passar à segunda fase no grupo 5, ao lado de Flamengo, Real Potosí, da Bolívia, e Maracaibo, da Venezuela.
O Santos derrotou por 1 a 0 o Blooming, da Bolívia, e também não deve encontrar dificuldades para passar à segunda fase do grupo 8, ao lado de Gimnasia y Esgrima, da Argentina; Defensor, do Uruguai, e Deportivo Pasto, da Colômbia.
Já o Velez Sarsfield, dirigido por Ricardo La Volpe, derrotou por 3 a 0 o Danúbio, que agora tem a difícil tarefa de devolver esse resultado em Montevidéu, se quiser garantir uma vaga no grupo 4 da segunda fase, ao lado de Internacional; Nacional, do Uruguai, e Emelec, do Equador.
O campeão do Torneio Apertura uruguaio, que disputa sua quinta Copa Libertadores, só conseguiu ganhar em casa por um marcador superior ao que agora necessita em duas ocasiões: em 1984, derrotou ao equatoriano 9 de outubro por 5 a 1, e em 1989, venceu o Peñarol, por 4 a 1.
O Deportes Tolima venceu por 2 a 1 o Deportivo Táchira, e agora terá que defender em casa a vantagem, para passar ao grupo 3, ao lado de Grêmio; Cucuta Deportivo, também da Colômbia, e Cerro Porteño, do Paraguai.
As únicas equipes que empataram na partida de ida foram a LDU, do Equador, e o Tacuary, do Paraguai, que ficaram em 1 a 1. Os paraguaios jogarão sob protesto, pois afirmam que Patrício Urrutia e Jairo Campos foram escalados quando deviam estar cumprindo suspensão.
O vencedor do confronto garante classificação para o grupo 6, ao lado de River Plate, da Argentina; Colo Colo, do Chile, e Caracas FC, da Venezuela.