Aberto do Brasil de tênis de mesa será em Belo Horizonte
JB Online
RIO - Neste ano, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa realiza o XX Aberto do Brasil, de 17 a 20 de abril, na Arena Telemig Celular, em Belo Horizonte, Minas Gerais, pela segunda vez consecutiva.
O torneio é a etapa brasileira do Pro Tour, circuito mundial, promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês), que acontece de janeiro até a grande final em dezembro, com 18 etapas.
O Aberto do Brasil será a quarta etapa da temporada de 2008. Esse soma pontos para o ranking mundial e irá distribuir US$ 50.400,00. Logo após o Brasil, os mesatenistas vão para Pro Tour do Chile, que acontece de 23 a 27 de abril, em Santiago.
Estarão presentes os atletas das Seleções Brasileiras infantil, juvenil e adulta, das categorias feminina e masculina.
Entre eles estarão os mesatenistas que já têm vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Beijing: Thiago Monteiro (CE), 26 anos, Gustavo Tsuboi (SP), 22, e Mariany Nonaka (SP), 19.
A 20ª edição do campeonato brasileiro também faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil, sendo assim, o Japão traz ao Aberto uma delegação com 12 mesatenistas, entre eles destaques como Yoshida Kaii e Hiura Reiko.
Brasileiros
Estão inscritos 151 mesatenistas, de 22 países, incluindo o Brasil. Desde sua primeira edição, em 1984, quando chamado Mundialito e ainda um evento internacional sem o reconhecimento da ITTF, que veio em 1996, o torneio já reunia centenas de atletas de todas as partes do mundo.
Em meio aos 151 inscritos, 33 são mesatenistas brasileiros, 15 da categoria feminina e 17 da masculina.
A categoria masculina do Brasil possui um total de 18 medalhas em Mundialitos / Pro Tour Brasil, sendo duas de ouro, 12 de prata e quatro de bronze, onde Cláudio Kano é o maior medalhista brasileiro desse evento, com um total de 13, sendo duas de ouro. Em seguida está Hugo Hoyama, com 12 no total e também duas de ouro.
Outro brasileiro de destaque é Carlos Kawai, que possui um total de oito medalhas ao somar duas de ouro, três de prata e três de bronze.
Já a feminina soma 37 medalhas, com nove de ouro, nove de prata e 19 de bronze. Em meio às atletas o destaque vai para Mônica Doti, que possui 11 medalhas, sendo três de ouro.
Empatadas no total estão Carla Tibério e Lyanne Kosaka, com nove no total. A diferença está no total de ouro, Carla possui seis e Lyanne, três.
Em seguida estão Marta Massuda com um total de sete e duas de ouro, Edna Fujii com seis e quatro de ouro. Por fim, entre os destaques femininos, está Lívia Kosaka com uma soma de quatro medalhas, sendo uma de ouro.
Top 20 mundial
Além dos brasileiros, o Brasil irá presenciar um espetáculo de tênis de mesa com participação de atletas top 20 do ranking mundial da ITTF. Entre eles está Chuan Chih-Yuan, de Taiwan, número 13 no ranking de abril, e o japonês Kan Yo, 17º.
Jiang Huajun, 7ª, sua parceira Lin Ling, 10ª, e ainda Tie Yana, 9ª, mostrarão a força do tênis de mesa feminino de Hong Kong.
De lá também vem o número 12 do ranking masculino, Li Ching. As japonesas Fukuhara Ai, 11ª, e Hirano Sayaka, 19ª, além da categoria individual, formarão uma forte dupla.
A Coréia do Sul traz o 10º melhor mesatenista do mundo, Oh Sang Eun, e a 16ª, Kim Kyung Ah. Já a Singapura vem com tudo ao ter as melhores atletas ranqueadas do Aberto: Wang Yue Gu, 6ª, e Li Jia Wei, 8ª.
Além delas vem o número 17, Sun Bei Bei, e a atleta Feng Tianwei, que subiu oito lugares no ranking de abril e foi para o 12º lugar.