Vela: Brasileiras conquistam medalha inédita na 470
Portal Terra
RIO - As brasileiras Fernanda Oliveira e Isabel Swan conquistaram a medalha de prata na Delta LLoyd Regatta, antiga Semana de Spa e competição de nível 1 da Federação Internacional de Vela, na classe 470.
Foi a primeira vez que uma dupla feminina do País ganhou uma medalha na competição, que faz parte do Grand Slam do iatismo mundial.
Após bom desempenho na fase classificatória, as brasileiras ficaram com a oitava posição na regata da medalha neste domingo, em Medemblik, na Holanda, e garantiram o segundo posto na classificação geral.
As italianas Giulia Conti e Giovanna Micol, líderes do ranking mundial, ficaram com o título e as campeãs mundiais Marcelien de Koning e Lobke Berkhout, da Holanda, levaram o bronze.
- Estamos satisfeitas, pois o saldo foi bem positivo. Ganhar uma medalha de prata em um campeonato tão importante, restando pouco mais de 70 dias para as Olimpíadas, cria uma perspectiva interessante para nós - disse Fernanda.
Sob chuva e com ventos fortes de cerca de 25 nós, a regata da medalha foi vencida por Marcelien de Koning e Lobke Berkhout, com as japonesas Ai Kondo e Naoko Kamata em segundo e as australianas Elise Rechichi e Tessa Parkinson em terceiro.
A última prova reuniu as 10 duplas mais bem colocadas, tendo a pontuação dobrada e sem descarte.
- Ficou um gosto bom, mas até poderíamos ter ido melhor. Na primeira bóia estávamos à frente das italianas, resultado que nos daria o título. Perdemos a posição e não conseguimos nos recuperar. Pelo menos seguramos as demais adversárias - explicou Fernanda.
Na fase classificatória, o torneio teve 12 regatas com direito a um descarte. No total, as brasileiras conseguiram duas vitórias, dois segundos lugares, dois quartos, três quintos, um sétimo, dois oitavos e um 11º.
Quase todas as duplas classificadas para a Olimpíada de Pequim participaram da competição, que contou com velejadores de 58 países diferentes e 566 barcos. Na classe 470 disputaram 28 duplas de 20 nacionalidades.