Revista supõe manipulação em jogo entre Brasil e Gana

Por

Agência AFP

ALEMANHA - A revista alemã Der Spiegel publica em sua edição que estará nas bancas na próxima segunda-feira que a partida entre Brasil e Gana, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2006, teria sido manipulada por envolvimento de apostadores asiáticos.

Segundo a publicação, os apostadores teriam investido grandes somas de dinheiro em uma vitória do Brasil com pelo menos dois gols de diferença sobre Gana e teriam contatado uma rede internacional ganesa para servir de intermediária. Gana acabou perdendo por 3 a 0.

As informações da revista alemã são de um jornalista investigativo canadense, Declan Hill, que publicou um livro sobre as apostas no mundo do esporte.

Hill diz também que duas partidas do Campeonato Alemão, na temporada 2004/05, teriam sido igualmente arranjadas, desta vez por intermédio de um malásio, William Bee Wah Lim, condenado a dois anos e cinco meses de prisão por um tribunal de Frankfurt por tentativa de manipulação em partidas de futebol.

Os jogos em questão seriam a partida entre Kaiserslautern e Hannover (1-5), pela primeira divisão, e entre Karlsruhe e Siegen (2-0), pela segunda divisão.

O futebol alemão viveu a pior crise de sua história em 2004 quando um juiz, Robert Hoyzer, reconheceu ter cobrado 70 mil euros para influenciar nos resultados de 23 partidas, principalmente de segunda e terceira divisões, disputadas entre 10 de abril e 3 de dezembro daquele ano.