Stoner quebra e Rossi vence outra na MotoGP
Portal Terra
SÃO PAULO - O italiano Valentino Rossi contou com a quebra do pole position Casey Stoner e faturou neste domingo o Grande Prêmio de San Marino de MotoGP, em Misano. Correndo em casa, ele viu o australiano abandonar a prova na oitava volta e não teve dificuldades para triunfar depois disso.
Para completar a festa de Rossi, cujos familiares e amigos mais próximos foram a Misano para prestigiar o piloto, ele também quebrou um tabu, uma vez que a prova de San Marino era a única presente no calendário que ele ainda não havia ganhado. Mais que isso: ainda apagou a decepção do ano passado, quando abandonou correndo frente à torcida, e tem tudo nas mãos para faturar um novo título: com 287 pontos na classificação, ele tem 75 de vantagem para Stoner, e há apenas mais 125 em disputa.
A vitória do italiano neste domingo, a terceira dele seguida na temporada, foi muito mais fácil do que o esperado. Após ver o australiano da Ducati dominar todos os treinos livres e também a classificação, o favorito dos torcedores ocupava o segundo posto até a oitava volta e não vislumbrava muitas perspectivas.
Foi então que, tendo confortáveis 2s7 à frente do rival, Stoner se precipitou, saindo de traseira em uma curva. Desse modo, ele abandonou uma corrida por erro próprio assim como já havia feito na República Checa e praticamente deu adeus ao bicampeonato, deixando o título mundial no colo do representante da Fiat Yamaha.
No restante da prova, o destaque foi para os "retornos" de Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. Os espanhóis, que ainda sofrendo conseqüências de lesões contraídas durante o ano, estiveram na rabeira em solo checo, desta vez fizeram jus ao bom rendimento de suas motos. Companheiro de Rossi, Lorenzo anotou o segundo posto, enquanto o piloto da Repsol Honda só não subiu ao pódio devido a Toni Elías, outro espanhol que voltou a brilhar com a equipe satélite da Ducati, a Alice Team.
Confira a classificação:
1. Valentino Rossi (Yamaha) 44min41s884
2. Jorge Lorenzo (Yamaha) - a 3s163
3. Toni Elias (Ducati) - a 11s705
4. Dani Pedrosa (Honda) - a 17s470
5. Chris Vermeulen (Suzuki) - a 23s409
6. James Toseland (Yamaha) - a 26s208
7. Loris Capirossi (Suzuki) - a 26s824
8. Andrea Dovizioso (Honda) - a 27s591
9. Marco Melandri (Ducati) - a 33s169
10. Colin Edwards (Yamaha) - a 36s529
11. Sylvain Guintoli (Ducati) - a 42s081
12. Shinya Nakano (Honda) - a 43s808
13. Anthony West (Kawasaki) - a 54s874
14. John Hopkins (Kawasaki) - a 55s154
Abandonaram:
Casey Stoner (Ducati)
Alex de Angelis (Honda)
Randy de Puniet (Honda)