Nadal, Bolt e Phelps disputam Príncipe das Astúrias
Portal Terra
LONDRES - O jamaicano Usain Bolt, campeão olímpico dos 100 metros rasos, dos 200 m e do revezamento 4x100 m, o espanhol Rafael Nadal, novo líder do ranking da ATP, e o norte-americano Michael Phelps, ganhador de oito medalhas de ouro em Pequim, são os principais favoritos da lista de 28 indicados à edição 2008 do prêmio Príncipe das Astúrias, que acontece na próxima quarta-feira.
Na lista de candidatos ao prêmio figuram também a russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica e atual recordista mundial do salto com vara, e o atleta etíope Haile Gebreselassie, um dos maiores fundistas de todos os tempos.
Apesar de Isinbayeva aparecer com força, a imprensa espanhola assegura que a verdadeira favorita entre as mulheres é a sueca Carolina Kluift, campeã olímpica, mundial e européia de heptlato e recentemente condecorada pela pela família real sueca.
Seja quem for o eleito, velocista, nadador ou tenista receberão o prêmio das mãos de Michael Schumacher, grande vencedor do prêmio no ano passado. Em 2006, o prêmio foi conquistado pela seleção espanhola de basquete, que ganhara o título mundial no Japão.
O Príncipe das Astúrias é um título da casa real de Espanha, atribuído normalmente ao herdeiro aparente da coroa. No esporte, membros da imprensa espanhola aproveitaram o nome e desde 1987 realizam na cidade de Oviedo uma das premiações mais glamourosas do mundo esportivo, elegendo o atleta que mais se destacou no ano.