Bob Burnquist é campeão mundial de skate vertical

Por

Portal Terra

RIO DE JANEIRO - A temporada de 2008 não poderia ter sido melhor para o skatista brasileiro Bob Burnquist. Com vitórias importantes, o atleta encerra o ano na liderança do ranking mundial de skate vertical da WCS - World Cup Skateboarding -, e com o título mundial da modalidade.

Bob sagrou-se campeão mundial vertical ao somar 3.250 pontos na temporada, seguido dos também brasileiros Sandro Dias, o "Mineirinho", com 3.050 e de Lincoln Ueda, com 2.150.

Quatro etapas foram fundamentais para Bob chegar ao topo do mundo mais uma vez - o primeiro título veio em 2000. Ele conquistou a medalha de ouro no Vertical nos campeonatos Rio Vert Jam e X-Games Brasil. E também obteve boas colocações no Maloof Money Cup e no X-Games, em Los Angeles.

Além disso, Bob venceu a Mega Rampa (modalidade mais radical para os skatistas), realizada no X-Games de Los Angeles e, no mês passado, foi o campeão do evento disputado pela primeira vez no Brasil.

Estou muito contente com este título inesperado, 1º no ranking Vertical da WCS 2008. Quando penso na trajetória agitada desse ano, fico até tonto. O meu objetivo principal sempre foi andar muito de skate em tudo: mega rampa, vertical, piscinas, street. Sinto-me muito realizado com as conquistas, na Mega rampa, na rampa de Vertical", afirmou Bob.

Desde que ganhou o título, em 2000, Bob deixou de se dedicar a correr o circuito mundial para se focar em outras conquistas. O que mudou foi o critério e os eventos que a WCS homologou como válidos para o ranking.

Este ano ele ainda competiu em todas as etapas do circuito AST Dew Tour, a maior turnê de esportes de ação do mundo, realizada em cinco cidades americanas e assistida por mais de cem países. Bob foi o melhor brasileiro do circuito, terminando na terceira posição.

Bob dedica as vitórias de 2008 e o título de campeão mundial a sua família.

Essas conquistas são para a minha grande parceira de vida, minha querida Veronica Nachard e para as minhas filhas (Lótus, Vitória e Jasmin) que me dão força para continuar vivendo com toda intensidade todos os dias completou o skatista.

Ele ainda fez um elogio ao canadense Pierre Luc-Gagnon, campeão do AST Dew Tour.

Não posso deixar de citar o Pierre, que ganhou o circuito de Vertical da AST Dew Tour de 2008. Pierre sem dúvida é o competidor mais afiado e habilidoso de qualquer circuito de Vertical. Mas o grande parabéns vai para o skate brasileiro, que mantém o titulo do mundo no Brasil. Obrigado a todos finalizou.