Francês consegue virada heróica e elimina Federer

Por

Portal Terra

MONTREAL - O francês Jo-Wilfried Tsonga surpreendeu a todos e conseguiu uma virada heróica no Masters de Montreal, eliminando o suíço Roger Federer, número 1 do mundo do torneio no Canadá.

Tsonga conquistou a vitória com parciais de 7/6 (7-5), 1/6 e 7/6 (7-3). Ele enfrenta na busca de uma vaga pela final o britânico Andy Murray, que eliminou o russo Nikolay Davydenko.

Os dois tenistas já se enfrentaram duas vezes pelo circuito profissional e o retrospecto indica uma vitória para cada. O último encontro dos dois foi no Aberto da Austrália de 2008, quando o francês triunfou em quatro sets, 7/5, 6/4, 0/6 e 7/6 (7-5), para arrancar rumo à final, em que foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic.

A partida contra Roger Federer foi cheia de reviravoltas. Tsonga venceu o primeiro set no tie break, mas sentiu uma contusão no início da segunda parcial e ofereceu pouca resistência ao melhor do mundo.

Quando perdia o terceiro set por 5/1, o francês iniciou uma impressionante reação, vencendo cinco games seguidos e virando o placar. O suíço levou a partida ao tie break, mas acabou não resistindo e foi eliminado ao cometer sua segunda dupla falta na partida.

Tsonga vai em busca de seu terceiro título no ano. Ele já venceu os Torneios de Marselha, na França, e Joanesburgo, na África do Sul. Seu único título de Masters da carreira foi em 2008, quando venceu em Paris.