Sob comando de Estevam, base voltará a ganhar força

Por

Fúlvio Melo, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - No início do ano, Ney Franco foi mantido pela diretoria para dar início a um processo de reconstrução do elenco e aproveitamento das promessas das categorias de base. O projeto era integrar os meninos de Marechal Hermes com a equipe principal. Alguns garotos tiveram destaque positivo, como o lateral-esquerdo Gabriel e o atacante Laio, outros nem tanto, como Wellington Junior, Jougle e Pará. Veio o Brasileiro e eles ficaram esquecidos no elenco. Com a chegada de Estevam Soares, isso pode mudar.

Vou olhar para a base. O time do Barueri tinha muitos jogadores novos e não vou ter medo de apostar. Se tiver talento, vai jogar afirmou Estevam.

Com passagem por diversos clubes do interior de São Paulo, o técnico se orgulha de promover ao elenco profissional alguns nomes que mais tarde se destacaram no cenário nacional e mundial. Entre eles, o hoje selecionável Elano, que antes de aparecer no Santos e defender o Manchester City, foi descoberto em Campinas.

Quando estava no Guarani, subi o Ricardo Berna, do Fluminense, Elano e Edu Dracena (zagueiro do Fenerbahçe) para o time de cima. O Marlos, que hoje está no São Paulo, tirei do juvenil do Coritiba direto para os profissionais lembrou o treinador.

A primeira medida do treinador para integração e observação dos jovens valores é integrá-los ao elenco principal. A comissão técnica de Estevam já entrou em contato com Luizinho Rangel e consultará o aproveitamento da equipe de juniores na Taça BH. Em todos os dias seguinte aos jogos, os juniores realizarão coletivos contra os profissionais que não tiverem atuado na partida. Esse treino também tem outro objetivo.

Não podemos deixar de dar ritmo aos que não vem jogando. É um forma de ir medindo o comprometimento revelou.

Renovações e CT

A preocupação com as categorias de base vem de cima. Com uma geração promissora de goleiros, Luiz Guilherme defende a seleção brasileira sub-17 e já foi sondado por clubes do exterior. Temendo o assédio, a diretoria encaminhou o nome de dois atletas, que não foram revelados, para serem adquiridos pela Companhia de Investimentos e, assim, não perder os jogadores sem lucrar.

Existe essa preocupação com os garotos e encaminhamos os nomes para a Companhia. É forma de prevenção - disse André Silva, vice-presidente de futebol do clube.

Uma das promessas a longo prazo da gestão Maurício Assumpção é a construção de um novo CT para as categorias de base, no mesmo local em que hoje fica o quase terreno baldio de Marechal Hermes. Segundo o presidente, o projeto está bem encaminhado, mas faltam detalhes para que comece a sair do papel e virar realidade.

A ideia é criar uma Companhia, semelhante à utilizada para a contratação de jogadores, para edificar o centro de treinamento.

Estamos trabalhando nesse sentido. Não podemos anunciar um projeto com uma parte inabacada. Esperamos resolver esse pequeno detalhe logo garantiu o presidente Maurício Assumpção.