Vôlei de praia: Juliana coroa superação com tetra e recordes
Jornal do Brasil
BARCELONA - Um ano após lesionar o joelho e ser cortada dos Jogos Olímpicos quando estava em Pequim, Juliana voltou ao topo. Ao lado de Larissa, ela conquistou o quarto título do Circuito Mundial. Selou o triunfo com a vitória na etapa de Barcelona da competição, encerrada neste domingo. E, de quebra, ainda quebrou recordes no vôlei de praia.
Neste domingo, Juliana e Larissa venceram as compatriotas Maria Elisa e Talita por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 28/26, na decisão nas areias de Barcelona. A dupla tornou-se a única da história a vencer oito etapas do Circuito Mundial numa mesma temporada seja nas disputas masculina ou feminina. Emocionadas com a conquista, Juliana e Larissa relembraram o caminho de superação que trilharam para voltar ao topo do mundo, em especial a volta de Juliana às quadras, oito meses após sofrer a lesão no joelho direito que a tirou da Olimpíada de Pequim, no ano passado.
Estou especialmente feliz pela conquista do título mundial e desta etapa por tudo o que conseguimos superar até meu retorno às quadras disse Juliana, que foi eleita a melhor jogadora da etapa de Barcelona e chorou no pódio ao receber o prêmio. Agradeço ao povo brasileiro e a todos que sempre torceram por mim e acreditaram que eu poderia voltar a jogar em alto nível. Me senti como se estivesse no Brasil em Barcelona. Os torcedores nos apoiaram muito e as condições de jogo estavam perfeitas. Vamos comemorar como nunca essa conquista.
Oito títulos na temporada
Larissa também destacou a superação da dupla:
Foi maravilhoso conquistar nosso tetracampeonato mundial e também esse recorde depois da lesão que a Juliana sofreu. Estou vivendo uma das maiores emoções da minha carreira e espero que isso se repita por outras vezes. Maria Elisa e Talita estão de parabéns pelo jogo que fizeram. Elas valorizaram demais nossa conquista. Queríamos muito chegar ao recorde de vitórias no Circuito Mundial e nossa felicidade se multiplicou por termos conseguido mais esse objetivo.
Para chegar ao recorde, Juliana e Larissa venceram as etapas de Brasil, Japão, Rússia, Áustria, Polônia, Finlândia, Holanda e Espanha.
Ano passado, em Pequim, Juliana e Larissa chegaram a embarcar juntas para a Olimpíada. Às vésperas da competição, exame constatou que Juliana não teria condições de jogar ela tinha sofrido lesão meses antes e ainda se recuperava. Larissa disputou o torneio olímpico ao lado da reserva Ana Paula, mas a dupla acabou eliminada nas quartas de final pelas americanas Walsh e May, que acabaram conquistando o bicampeonato dos Jogos.