Jornal elege Lyoto x Shogun a 4ª luta mais controversa da história
Portal Terra
DA REDAÇÃO - Deixar uma luta para a decisão dos juízes, seja no boxe seja no vale tudo, sempre é perigoso. Por mais que um lutador tenha se sobressaído aos olhos da maior parte do público, a contagem técnica pode derrubar quem para os fãs é o claro vencedor.
A luta entre os brasileiros Lyoto Machida e Maurício "Shogun" Rua, na disputa do cinturão dos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC) no último sábado, foi mais uma que será sempre lembrada por seu resultado controverso.
Aproveitando a oportunidade, o jornal inglês The Sun divulgou nesta quarta-feira uma lista com os dez combates com resultados mais polêmicos. A vitória de Lyoto por decisão unânime dos juízes ficou com a quarta colocação na avaliação do diário.
Em uma luta técnica, o campeão dos meio-pesados manteve o cinturão com os três juízes chegando à contagem de 48 a 47. Na avaliação de especialistas e do próprio presidente do UFC, Dana White, a vitória teria de ser de Shogun.
Confira a lista divulgada pelo The Sun:
10 - Nikolay Valuev x Evander Holyfield (20/12/2008)
Em uma luta travada, os juízes deram vitória para o gigante russo, mas o ex-campeão americano se sentiu injustiçado pela contagem e muitos especialistas concordaram com a avaliação de Holyfield.
9 - Michael Bisping x Matt Hamill (08/09/2007)/b>
Mesmo vítima de um knockdown no primeiro round, Bisping venceu o americano Matt Hamil em luta válida pelo UFC. Dois juízes viram vitória do inglês e até hoje são acusados de terem julgado ao embalo da torcida que lotou a arena de Londres.
8 - Ricco Rodriguez x Antonio "Minotauro" Nogueira (10/08/2003)
Minotauro foi declarado vencedor da luta válida pelo Pride, por decisão unânime dos juízes, depois de um trabalho técnico no solo durante todo o combate. Porém, nos olhos do público, o estilo agressivo de Ricco com joelhadas potentes merecia a vitória.
7 - Gene Tunney x Jack Dempsey (27/09/1927)
A luta válida pelo cinturão dos pesados do boxe é até hoje lembrada como a "da contagem longa". Tudo porque no sétimo round Dempsey derrubou Tunney e o árbitro perdeu cinco segundos levando o boxeador para o córner neutro. Desta forma, houve demora para início da contagem de Tunney, que se levantou após nove segundos, que somados com os cinco perdidos pelo juiz seriam 14. Tunney se recuperou e ganhou por decisão unânime dos juízes.
6 - Quinton Jackson x Murilo Rua (20/02/2005)
Irmão de Maurício Shogun, Murilo Rua também teve seu dia de injustiçado. Na luta válida pelo Pride, extinto torneio de vale tudo, o brasileiro foi mais agressivo, mas perdeu por decisão dividida. O próprio Jackson reconheceu que não merecia vencer.
5 - Sugar Ray Leonard x Marvin Hagler (06/04/1987)
Marvin derrubou o rival, impressionou o público, mas os juízes deram vitórias por ponto à exibição performática de Sugar Ray Leonard, que assim conquistou o cinturão do peso médio do Conselho Mundial de Boxe.
4 - Lyoto Machida x Mauricio Rua (24/10/2009)
Em uma luta técnica, o campeão dos meio-pesados do UFC Lyoto Machida manteve o cinturão com os três juízes chegando à contagem de 48 a 47. Na avaliação de especialistas e do próprio presidente do UFC, Dana White, a vitória teria de ser de Shogun.
3 - Manny Pacquiao x Juan Manuel Marquez (08/05/2004)
Apesar de conseguir três knockdowns no primeiro round, Pacquiao não conseguiu vencer Marquez. Com contagens de 115 a 110, 113 a 113 e 110 a 115, os juízes deixaram a luta empatada. Mais tarde, o juiz que chegou ao placar de 113 a113 admitiu que esqueceu de contar um ponto para Pacquiao por um dos knockdowns.
2 - Park Si-Hun x Roy Jones Jr(1988)
Roy Jones acertou 86 socos contra 32 do oponente, mas mesmo assim perdeu a final do Jogos Olímpicos de Seul por 3 a 2. A decisão fez a federação mudar o sistema de contagem no boxe olímpico.
1 - Evander Holyfield x Lennox Lewis (13/03/1999)
O britânico Lennox Lewis disse que foi roubado na disputa do cinturão dos pesados do boxe. O juiz americano deu vitória de 115 a 113 para Holyfield, o sul-africano chegou ao placar de 116 a 113 para Lewis e o britânico viu 115 a 115. Resultado: empate e muitas reclamações de Lewis.