Pet: recordista mundial de gols olímpicos e pronto para jogar domingo
JB Online
RIO - Bastou o Rio de Janeiro ser escolhido como sede das Olimpíadas de 2016 que Petkovic desandasse a homenagear a cidade com gols olímpicos. Espirituoso, o meia sérvio repete a homenagem cada vez que consegue marcar em cobranças de escanteios. Já foram dois gols olímpicos só neste Campeonato Brasileiro. Ambos em partidas difíceis, confrontos diretos do Flamengo contra o Palmeiras e o Atlético-MG.
Nas duas vezes, ao ser perguntado na saída de campo sobre o fantástico gol, Pet não titubeou e homenageou a cidade em que escolheu viver no Brasil. O gol olímpico marcado em Belo Horizonte, no domingo, foi o oitavo anotado pelo meia em toda sua carreira - metade deles marcado com a camisa rubro-negra. No Flamengo, além dos dois gols desta temporada, Petkovic já havia feito outros dois na primeira passagem dele pelo clube: contra o Vasco, em 2000, e Olaria, 2001.
No Fluminense, marcou mais dois. Por fim, fez um pelo Vitória, seu primeiro time no Brasil, e outro pelo Estrela Vermelha, de Belgrado. Porém, nenhum dos gols anteriores foi tão importante como os contra o Palmeiras e Atlético-MG, que colocaram o Flamengo diretamente na briga pelo título. Empolgado com os lances, Petkovic chegou a anunciar em seu perfil oficial no Twitter que ele é o recordista mundial de gols olímpicos da história sem, no entanto, comentar a fonte da pesquisa.
Os lances geniais já renderam ao jogador um lugar na história do futebol brasileiro. Seu gol de falta na final do Carioca de 2001, que deu o tricampeonato ao Flamengo, não será esquecido tão cedo pelos torcedores rubro-negros. Por tudo isso, o sérvio será homenageado duplamente nas próximos semanas. Primeiro no dia 20, quando ele entrará para o Hall da Fama do Maracanã. Depois, no dia 24, Petkovic receberá o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, na Alerj
Além disso, faltando quatro partidas para o fim do Brasileiro, Petkovic já figura na maior parte das seleções do campeonato. Um dos principais atores na arrancada do Flamengo, o meia agora passou a dividir com o atacante Emerson (hoje no futebol árabe) a vice-artilharia do time na competição, com sete gols. O gol olímpico marcado por ele no domingo também foi o 50º com a camisa rubro-negra.
Para domingo, o sérvio garante que entra em campo. Desde o clássico com o Botafogo, há quatro rodadas, Pet tem reclamado de dores musculares. Com ele como titular, o Flamengo ainda não perdeu. Ao todo, juntando Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, foram 15 partidas: com cinco empates e 10 vitórias. Apesar disso, só em dois jogos o sérvio conseguiu terminar a partida. No domingo, saiu sentindo dores no glúteo.
Senti uma dor no glúteo (direito) e a região está dolorida. É o terceiro jogo em que estamos administrando essa dor, mas até domingo dá para recuperar para enfrentar o Náutico disse Petkovic, que marcou um golaço mesmo com dores. Está valendo a pena jogar assim. Vou no sacrifício enquanto der.
Tentando ajudar o Flamengo a conquistar uma vaga na Libertadores e o título brasileiro, que não vem desde 2001, Petkovic torce para ser anunciado como um dos craques da competição na festa oficial da CBF, no dia seguinte ao término do campeonato.
Seria muito bom para coroar esta volta. E melhor ainda se o Adriano for o artilheiro do campeonato - comentou Petkovic.