Com o melhor ataque do Carioca, Fla tem também uma das piores defesas

Por

Jornal do Brasil

RIO - Apesar de ter conseguido a classificação antecipada às semifinais da Taça Guanabara, o técnico Andrade ainda tem motivo para se preocupar. Se por um lado a dupla Vagner Love e Adriano vem dando provas a cada jogo de que será muito útil ao clube neste primeiro semestre, por outro a defesa rubro-negra dá mostras de que precisa de ajustes. Com 12 gols em seis jogos, o Flamengo tem a quinta defesa mais vazada no Campeonato Carioca, que é disputado por 16 clubes - e alguns são bem fraquinhos.

Mesmo na liderança do Grupo A, o atual campeão brasileiro preocupa sua torcida com as muitas falhas na retaguarda. Na quarta-feira, além dos três gols sofridos, foram dois pênaltis marcados contra o time e mais uma expulsão a quarta em seis partidas. Na estreia, contra o Duque de Caxias, Álvaro foi expulso. Leonardo Moura levou o cartão vermelho contra o Americano. No Fla-Flu, no domingo, Álvaro voltou a ser suspenso. Contra o Olaria, Toró foi expulso.

E os pênaltis estão se repetindo a cada jogo. Foram cinco desde a estreia. O técnico Andrade reclamou do jeito que a arbitragem está apitando as partidas do Carioca. Para ele, há um rigor muito maior neste ano. O treinador reclama também do desgaste físico da equipe, que tem jogado muitas vezes com um a menos em campo.

Temos aí quatro partidas com um jogador a menos e isso gera desgaste. Quem fica tem que correr um pouco mais. Mas acho que os árbitros estão rigorosos demais. Cinco pênaltis em seis jogos é muita coisa. Todos têm que rever essa situação, porque futebol é esporte de contato disse Andrade.

Para justificar o excesso de gols tomados, o técnico lembrou que o time está indo muito bem lá na frente tem o melhor ataque do campeonato. Ele fez questão de recordar da gloriosa equipe dos anos 80.

Estamos no caminho certo. Só precisamos corrigir estes pequenos detalhes. Joguei em um time (na década de 80) que vencia vários jogos por 5 a 3, 4 a 2. O importante é conseguirmos nossos objetivos explicou o treinador, que poupou os defensores de ter responsabilidade exclusiva nos gols. Ainda estamos em busca do acerto na defesa. É o time todo que toma o gol. E a defesa também ajuda na participação dos jogos.

O time também não consegue repetir a escalação a cada jogo, principalmente na defesa. Ronaldo Angelim voltou mais tarde das férias por causa da demora na renovação de seu contrato. Juan teve que cumprir três jogos suspensão por ter intimidado Maicossuel na final do Carioca do ano passado. Já Leonardo Moura teve que passar por uma pequena cirurgia na face. Além deles, o volante Willians se machucou na estreia e ainda não conseguiu estar 100% para retornar.