Dunga espera que último amistoso fim às pressões por Ronaldinho

Por

Jornal do Brasil

LONDRES - Depois de três anos e meio e 52 jogos à frente da Seleção Brasileira, Dunga está decidido a não levar Ronaldinho Gaúcho para a disputa da Copa do Mundo, na África do Sul. Terça-feira, no amistoso contra a Irlanda, às 17h05, no Emirates Stadium, em Londres, o técnico fará o último teste antes do Mundial. A lista definitiva dos convocados sai em maio, mas ele já adiantou.

Se a Copa do Mundo fosse hoje, os jogadores seriam esses que estão aqui disse, referindo-se aos 22 relacionados para o amistoso. Não adianta especular. Cada um teve sua oportunidade e mostrou o que pode. O que vale é o que o cara faz em campo, afirmou Dunga, que testou 69 jogadores desde que assumiu o cargo.

Em 22 minutos de coletiva, no hotel Dorchester, onde a Seleção está concentrada, Dunga mudou de fisionomia várias vezes. Ele fez cara feia quando o nome de Ronaldinho Gaúcho, do Milan, veio à tona

É um grande jogador. Todo mundo está na corrida para jogar a Copa do Mundo. Mas tenho que pensar terça-feira nos que estão aqui e respeitá-los. São jogadores que vieram comigo, deram uma resposta, tiveram resultado. Por isso estão aqui afirmou Dunga.

Com a fisionomia mais tranquila, ele lembrou as conquistas que teve nesses três anos e meio e voltou a enaltecer os jogadores que fazem parte do grupo.

Foi comprometimento, empenho, sacrifício, atitude. Mas não é só isso. Eles ganharam também. Senão parece que eles só estão aqui porque são bonzinhos - disse Dunga, lembrando as conquistas da Copa América de 2007, da Copa das Confederações em 2009 e do primeiro lugar das eliminatórias sul-americanas.

O técnico da Seleção sepultou as chances de quem não está no grupo, a não ser Luis Fabiano, que está lesionado.

Não vamos ter surpresas. Foram três anos e meio. Quem conquistou os resultados, aproveitou as oportunidades e deu a resposta sabe que tem condições de ir à Copa lembrou. Estou muito consciente do que quero. As decisões são tomadas pelo tapete verde. O que é o tapete verde? É o campo. Não tem simpatia, antipatia, nada. Só o que a gente observou nesse tempo.

Imperador deve ser titular

Adriano deverá ser o substituto de Luis Fabiano no ataque da Seleção Brasileira ao lado de Robinho no amistoso de terça-feira à tarde. O Fabuloso foi cortado por causa de uma lesão muscular no peito. Segunda-feira, o Imperador treinou entre os titulares, no Emirates Stadium, e deve ser confirmado.

Sob o comando de Dunga, Adriano já disputou 11 partidas e marcou apenas dois gols nas vitórias sobre Venezuela e Portugal.

A outra novidade foi a escalação de Ramires no meio-campo.

>> Súmula

Brasil: Julio César: Maicon, Lucio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Adriano.

Técnico: Dunga

Irlanda: Given, Kelly, McShane, St. Ledger e Kilbane; Lawrence, Whelan, Andrews e Duff; Best (Keane) e Doyle.

Técnico: Giovanni Trapattoni

Local: Emirates Stadium, em Londres

Horário: 17h05

Árbitro: Mike Dean (ING)

Transmissão: Tvs Globo e Sportv