Colorados apostam em atacantes para "matar" São Paulo

Por Guilherme Mergen, Portal Terra PORTO ALEGRE

Guilherme Mergen, Portal Terra

PORTO ALEGRE - Se em entrevista após o treino fechado de terça o técnico Celso Roth mostrou mais dúvidas que certezas sobre o time que entra em campo na noite desta quarta-feira para enfrentar o São Paulo, pela primeira partida da semifinal da Copa Libertadores da América, os torcedores do Inter deixam de lado a indefinição e se dizem confiantes em um desfecho certo no Beira-Rio: uma vitória com dois gols de diferença, marcados preferencialmente por Taison e Alecsandro. Mesmo acanhados pela temperatura de 10° C registrada no início da manhã, eles improvisaram e saíram às ruas do centro de Porto Alegre vestidos com a camiseta da equipe.

Enquanto distribuía mais de 100 rapaduras sobre o balcão de sua banca, na esquina entre a avenida Borges de Medeiros e a rua Andradas, ponto conhecido como "Esquina Democrática", o vendedor Osvino Ribeiro de Moura, 58 anos, dizia aos clientes estar convicto de uma vitória por 2 a 0. "Taison voltou em boa fase. Vai fazer pelo menos um (gol). O outro vai ser do Alecsandro. Assim fica mais fácil para a gente matar eles (São Paulo) lá. Mas não pode tomar gol", afirmava. Ao ser alfinetado por um cliente gremista sobre o otimismo em cima do trabalho de Celso Roth - ao ser anunciado, o nome desagradou muitos colorados -, Moura desconversou. "Ele está diferente. Estou levando fé", disse.

Tão entusiasmado quanto o vendedor estava o estudante Rudinei Boncoscki, 24 anos. Com a camiseta colorada escondida sob uma jaqueta, também arriscou um placar de 2 a 0. "Taison faz o primeiro (gol), e Alecsandro, o segundo. Mas se o D'Alessandro (meia) quiser fazer um terceiro, a gente vai ficar ainda mais feliz", afirmou ele, que não conseguiu ingressos para assistir à partida do Beira-Rio. Na avaliação do jovem, se a sua previsão se confirmar e o Inter passar pelo São Paulo, o time está praticamente com o troféu da Libertadores nas mãos. "Pelo jogo de ontem - quando Chivas e O Universidad de Chile empataram em 1 a 1 na Cidade do México -, acho que somos melhores. Acredito que vamos garantir o título sobre o Chivas".

Outro torcedor a sair de vermelho pelo centro de Porto Alegre, João Paulo Gomes, 44 anos, confia nos seus cálculos para o Inter viajar a São Paulo na próxima semana em vantagem. Segundo ele, o time colorado tem 90% de chance de passar pelo paulista. Questionado sobre a origem dos números, ele faz mistério e garante que seu histórico como torcedor aponta para esse percentual. "É 2 a 0 aqui, sem tomar gol. Matamos aqui e seguimos tranquilos para São Paulo. Mas nem tão tranquilo assim", afirmou, mostrando ser cauteloso, apesar do otimismo. Ele também prevê uma final contra o Chivas. "Se for isso mesmo, estamos bem. Mexicanos são fracos no futebol", disse.

50 mil torcedores

Com expectativa de reunir 50 mil torcedores - praticamente a capacidade máxima do estádio -, segundo previsão da direção do Inter, o confronto da semifinal da Libertadores começa às 21h50, no Beira-Rio, na capital gaúcha. Os ingressos para a partida se esgotaram no mesmo dia em que começaram a ser vendidos. O segundo jogo é na próxima semana, no Morumbi, em São Paulo. Uma das equipes brasileiras enfrentará Universidad de Chile ou Chivas, do México, na final.