Jogo das Estrelas não atrapalhará reforma do gramado do Engenhão

Por

RIO - Em virtude da reforma no gramado do Stadium Rio, o Engenhão, a única utilização do campo ainda este ano, após o término do Campeonato Brasileiro, é o Jogo das Estrelas, que será realizado no próximo domingo. A tradicional partida comandada por Zico não atrapalhará o processo de recuperação, tendo em vista que o Botafogo e os organizadores do evento já tinham ciência de que o campo terá condições de jogo domingo, mas precisa chegar ao nível ideal no início da próxima temporada.

Palco de diversos jogos em 2010, não apenas do Botafogo, o Stadium Rio já iniciou a reforma no gramado visando à próxima temporada, na qual o estádio será o principal do Rio de Janeiro, recebendo competições como Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Libertadores, Campeonato Brasileiro e Sul-Americana.

Iniciadas logo após o último jogo (Fluminense x Guarani), sob a consultoria do engenheiro agrônomo Artur Jorge de Melo, as obras nos dois campos estão a todo vapor e contam com modernas máquinas importadas dos Estados Unidos. A ideia é cumprir o cronograma e liberar o gramado para uso em boas condições já no Campeonato Carioca.

Os trabalhos iniciais foram rebaixamento de corte, seguido de vertcutting (corte vertical), aerificação com vazadores ocos (descompactação) e topdress mecanizado (cobertura de nivelamento).

Durante a última semana, foi a vez da fase de Growing&Maturing, fazendo os tratamento com adubos, fito hormônios e irrigações para a rebrota e recomposição do gramado. Paralelamene a isso, também foram instalados novos sensores de irrigação (tensiometros), para haver uma melhor gestão da irrigação e, consequentemente, a racionalização dos custos de água e energia elétrica na operação do campo. Mesmo durante o período de obras, o gramado foi preparado no decorrer da semana para o que o Jogo das Estrelas possa ser realizado no Stadium Rio.

Site do Botafogo