Button supera Alonso e coroa 2011 com vice; Webber é 3º 

Por Anderson Regio

A temporada de 2011 da Fórmula 1 entrará para a história como o ano de Sebastian Vettel, mas Jenson Button também a encerra com motivos de sobra para comemorar. Com o terceiro lugar conquistado neste domingo no Grande Prêmio do Brasil - com direito a ultrapassagem sobre Fernando Alonso faltando dez voltas para o fim - o inglês confirmou a boa sequência recente de resultados e consolidou a vice-liderança do Mundial de Pilotos, com 270 pontos.

Além da ultrapassagem sobre Alonso, que enterrou ainda mais as chances do vice-campeonato do espanhol da Ferrari, Button pode comemorar ainda o fato de ter superado seu colega de McLaren, Lewis Hamilton, que abandonou neste domingo e concluiu sua participação em 2011 com 227 pontos.

Pela primeira vez desde sua estreia na categoria, na temporada 2007, Hamilton termina o ano superado por um parceiro de equipe na classificação final - sua agressividade e velocidade não compensaram a instabilidade e os repetidos erros nos momentos decisivos das corridas. Button, por sua vez, mostrou constância ao longo da temporada - foram 12 pódios, contra apenas seis de Hamilton - e terminou à frente do compatriota, mesmo sendo mais lento nos treinos.

Para Alonso, bicampeão mundial em 2005 e 2006, restou a quarta colocação. Com a vitória no GP do Brasil, o australiano Mark Webber, da Red Bull, ultrapassou o espanhol por um ponto (258 a 257).

Único piloto na briga que não tem um título mundial (Hamilton venceu em 2008, e Button em 2009), Webber não conseguiu sair da sombra de seu parceiro de equipe Vettel durante o ano. Neste domingo, ele subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez na temporada - o suficiente, porém, para tirar de Alonso a chance de terminar em terceiro.