Sérvia usa reservas e facilita caminho da Rússia a Londres
Atual campeã europeia, a Sérvia não faz boa campanha na Copa do Mundo masculina de vôlei. A equipe veio a Hamamatsu para a terceira fase com uma vitória e quatro derrotas, e encontrou novo revés. Neste domingo, os sérvios foram vencidos pela Rússia por 3 sets a 0, com expressivas parciais de 25/16, 25/16, 25/15.
Para a partida deste final de semana, o técnico Igor Kolakovic tomou uma decisão polêmica em sua escalação. O treinador pôs em quadra o time reserva, ação que facilitou o caminho da Rússia para uma vitória em Hamamatsu.
Os russos são os atuais vice-líderes da classificação geral, empatados em número de pontos com o Brasil, mas mantendo-se em segundo devido ao número de sets vencidos. A Copa do Mundo concede três vagas à Olímpiada de Londres, e, caso já se classifique, a Rússia não precisará jogar o pré-olímpico europeu - que a Sérvia precisará disputar para ir aos Jogos de 2012.
Após a partida, Kolakovic disse que torce para que a Rússia consiga a vaga e justificou sua decisão explicando que desejava dar experiência aos atletas mais novos. "Nós perdemos nossa chance de ir à Olimpíada, então é uma boa oportunidade de jogar contra um grande rival", afirmou o treinador.
Questionado se repetirá esta estratégia contra a Itália na próxima segunda-feira, Kolarovic foi reticente. "Vamos ver o que acontece. Hoje foi um dia de descanso para os jogadores mais velhos, mas veremos o que faremos", afirmou.