Televisões alemãs criticam Uefa por manipular imagens na Euro
Segundo o jornal inglês The Guardian, diretores de televisões alemãs reclamaram da manipulação de imagens que a Uefa fez na semifinal da Eurocopa de 2012 durante a partida entre Alemanha e Itália.
Após o segundo gol italiano, a geradora das imagens mostrou uma mulher chorando copiosamente, mas aquela cena havia acontecido durante o hino nacional alemão. A moça, identificada como Andrea, de Dusseldorf, mandou mensagens alertando a imprensa.
A Uefa admitiu a manipulação, alegando que queria transmitir "todo o impacto emocional" do jogo nos fãs para mostrar a "história humana do jogo" e "traduzir a emoção e tensão dos torcedores alemães".
O chefe de esportes da emissora ZDF, Dieter Gruschwitz, afirmou que o incidente é "inaceitável", pois a edição sugere que o choro da mulher tem relação direta com o gol da Itália. A ARD falou que está "incrédula" e "chateada".
As emissoras enviaram um protesto oficial à Uefa por meio da agência conjunta de direitos esportivos do país, aSportA.
Um incidente parecido já havia acontecido na Eurocopa e envolvendo o técnico alemão Joachim Low. Ele foi mostrado provocando um gandula durante um momento tenso do primeiro tempo da partida contra a Holanda, mas a cena aconteceu antes do apito inicial.