Obsessão de Thiago Silva pelo ouro serve de inspiração para Seleção
Quando Mano Menezes anunciou que fora ele o escolhido a ser o capitão da Seleção Olímpica, Thiago Silva agradeceu a confiança e prometeu correspondê-la com espírito de liderança. Hoje, a horas da decisão dos Jogos Olímpicos de Londres contra o México, não há dúvidas de que escolha foi acertada. O zagueiro incorporou os fundamentos esperados de um capitão e sua vontade pelo ouro serve de inspiração para o grupo na final deste sábado, às 11h (de Brasília), no Estádio de Wembley, em Londres.
Um dos três jogadores acima de 23 anos convocados por Mano, Thiago Silva esteve em Pequim 2008 e voltou com a medalha de bronze. Nesta campanha, usa a condecoração, que trouxe no meio da bagagem, para motivar o grupo. Antes de enfrentar Honduras, mostrou aos companheiros e disse: "quero muito mais do que isso". Usou a mesma medalha antes da semifinal contra a Coreia do Sul.
"O Thiago Silva é um cara consagrado. Ele é o melhor zagueiro do mundo na minha opinião. E está dando de tudo dentro de campo, querendo que o grupo vença. Ele nos mostrou a medalha. Disse que não queria parar por ali. É uma chance única em nossas vidas. Não sabemos se teremos outras", contou Neymar.
Antes de cada jogo, Thiago Silva tem lembrado aos jogadores a importância de uma medalha olímpica. Costuma usar palavras fortes para tentar passar para os companheiros o quanto está vivenciado a sua segunda experiência olímpica. "As palavras do Thiago, por ser o mais experiente, sempre motiva a gente. Ele disse que vai dar sangue, a vida e estaremos juntos nisso", disse Alex Sandro .
Com a certeza que acertou na escolha, Mano Menezes enxerga uma liderança natural de Thiago Silva. A tendência é que o zagueiro continue como capitão da Seleção principal e sirva como referência para o time que disputará a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
"Temos uma boa seleção, um ótimo grupo, liderado com mais ênfase por um capitão, que foi escolhido e que tecnicamente se sobrepõe muito a maioria de todos na Olimpíada por sua capacidade. Já passou por Olimpíada, tem experiência, já conquistou uma medalha de bronze e eu o sinto muito empenhado a ajudar seus companheiros, dar caminhos", elogia Mano.