Neymar atinge 46% de participação nos gols do Santos
O Santos admitia necessidade de contar com o retorno imediato de Neymar e, de fato, esboça reação no Campeonato Brasileiro conduzido por seu principal jogador. Na volta ao clube, o atacante participou diretamente de quatro dos seis gols nos dois jogos em que atuou. O time, consequentemente, também elevou média contestada em sua ausência. Neymar já tem 46% de influência nos gols santistas na temporada.
Foram 31 gols e 16 assistências que resultaram em gols. O atacante participou de 33 dos 53 jogos do Santos, que após a vitória no clássico contra o Corinthians por 3 a 2 chegou a marca de 102 gols.
A dependência de Neymar ficou evidenciada em cinco dos oito jogos em que esteve ausente devida a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres. O Santos passou em branco nestas partidas e marcou somente oito vezes antes da chegada do jogador. Só com ele em campo contra Figueirense e Corinthians foram seis gols.
"Se analisar na Seleção, ele jogou bem. Passou por várias situações, fez gols, mas quando se perde um título cobrado o fera é mais criticado. Ele está convivendo com isso, mas não está mexendo com ele. Ele dormiu meia hora e voltou igual", afirmou Muricy Ramalho.
Ainda beneficiam o ataque do Santos, que chegou a ser o menos efetivo da competição, as escalações de Patito Rodriguez e André, melhor parceiro de Neymar na carreira.
O Santos tem o décimo ataque do campeonato e inicia a partir de significativa melhora ofensiva uma possível arrancada almejando alcançar uma das vagas para a próxima Copa Libertadores, condicionada aos quatro primeiros colocados no Brasileiro.
O time está em Santiago, no Chile, para a disputa do primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, diante da Universidad do Chile, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília). O confronto envolve os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana do último ano.