Fifa nega veto à caxirola e coloca tema na conta do governo  

Por Marcus Vinicius Pinto  

Quem lê o livro de instruções para o torcedor para a Copa das Confederações chega na página que fala das proibições e não encontra um item que foi muito badalado, mas que está proibido de entrar nos estádios: a caxirola. Inventada por Carlinhos Brown e apresentada pela presidente Dilma Rousseff o instrumento musical não vai poder entrar nos estádios. De acordo com Thierry Weil, gerente de marketing da Fifa, isso não é assunto da Fifa. 

“É uma questão de segurança e isso fica por conta do Governo Federal que é responsável pela segurança nos estádios” disse Weil. Entre os itens proibidos estão armas, fogos de artifício, animais domésticos, narcóticos, sprays e buzinas e megafones.

No livreto estão discriminadas as localizações de cada um dos seis estádios divididos por cores, de acordo com o valor de cada ingresso. Os torcedores vão se guiar pelas cores para chegarem a seus assentos. Nas próximas semanas a Fifa vai fazer uma demonstração de como vai ser a entrada dos torcedores nos estádios, desde as barreiras de segurança, passando por catraca e detectores de raio-x.