É falso que Tarcísio de Freitas adquiriu blindados para a PM de SP

Por Maiquel Rosauro

Imagem de captura de tela com vídeo

Uma publicação que circula nas redes sociais informa que o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), adquiriu seis blindados para reforçar o Batalhão de Choque da Polícia Militar do estado. A informação é falsa. Os veículos foram adquiridos pelo governo de São Paulo há oito anos.

“No RS, policiais da Ativa e da Reserva, sendo massacrados financeiramente por um governador ..... . ENQUANTO ISSO, em SÃO PAULO:
*Veículos Super Blindados Adquiridos Pelo Governador TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, de São Paulo. São 6 Blindados, Para Reforçar a Batalhão de Choque... Um Governo Que Se Preocupa Com a Segurança da População, Só Merece Gratidão!!!

Texto em vídeo que circula nas redes sociais


FALSO


Os seis caminhões blindados do Batalhão de Choque da PM de São Paulo foram recebidos no dia 1º de julho de 2015, durante o governo de Geraldo Alckmin (PSDB). A gestão de Tarcísio de Freitas teve início em 1º de janeiro deste ano e não adquiriu nenhum veículo desse tipo.

Em contato com a Lupa, via telefone, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que nenhum blindado foi comprado pela atual gestão. Uma busca na internet também não revelou nenhuma notícia na imprensa brasileira ou em sites oficiais sobre Tarcísio ter adquirido blindados desse tipo nestes primeiros meses de governo.

Os veículos do Batalhão de Choque foram fabricados em Israel e custaram R$ 30 milhões ao governo paulista. O blindado recebeu o nome de “Guardião” e foi adquirido para ser usado em protestos e jogos de futebol. O veículo possui 8,2 metros de comprimento por 3,7 metros de altura e pesa 18 toneladas vazio (22 toneladas carregado). É capaz de transportar 24 policiais sentados.

Esta checagem foi publicada originalmente pela Lupa.