É falso que Volkswagen vai fechar fábricas no Brasil e demitir milhares de funcionários

Por Maiquel Rosauro

Captura de tela de vídeo de rede social

Um vídeo que circula nas redes sociais exibe um trecho de uma reportagem da TV Globo sobre a paralisação da produção de veículos da Volkswagen no país. Já o texto que acompanha o post diz que as fábricas da marca serão fechadas e que haverá milhares de demissões, o que também é sustentado pelo homem que comenta a notícia na gravação. É falso.

URGENTE ! VEJAM E COMPARTILHEM !
VEJA ISSO ! A Volkswagen acabou de anunciar ! VAI FECHAR AS FÁBRICAS NO BRASIL ! SÃO MILHARES DE DEMISSÕES! FAZ O (L) DE NOVO DE LULA !
Texto em vídeo compartilhado nas redes sociais

FALSO

A reportagem incluída no vídeo foi veiculada originalmente no Jornal da Globo, em 27 de junho, e informa apenas sobre a suspensão da produção de veículos pela empresa. A matéria não cita fechamento de fábricas ou demissões na montadora. A Volkswagen do Brasil, em nota enviada à Lupa, informou que é falso que haverá fechamento das unidades e corte de funcionários.

A empresa explicou que haverá uma parada de produção temporária em suas fábricas de automóveis para equilibrar os estoques em relação à atual demanda de mercado. “Os dias parados serão administrados por meio de todas as ferramentas de flexibilização que estão previstas em acordo coletivo firmado entre os sindicatos e colaboradores da Volkswagen”, diz a montadora.

Abaixo, confira trecho da nota da Volkswagen com as datas determinadas da parada de produção:

“A Volkswagen do Brasil informa que haverá parada de produção temporária em suas fábricas de automóveis para equilibrar os estoques à atual demanda de mercado. A fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o T-Cross, está com um turno em layoff desde o dia 5/6/2023 (com duração prevista entre 2 e 5 meses). O outro turno de produção estará parado de 26/6/2023 a 4/7/2023.

A unidade de Taubaté (SP), onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, estará com os dois turnos de produção interrompidos de 26/6/2023 a 3/7/2023.

A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos o Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, estará com os dois turnos de produção parados nos dias 3 e 4/7/2023. A Anchieta também protocolou férias coletivas de dez dias previstas para os seus dois turnos de produção a partir de 10/7/2023.

A fábrica de motores de São Carlos (SP) estará com os seus dois turnos interrompidos nos dias 29 e 30/6/2023. A unidade também protocolou férias coletivas de dez dias para um turno de produção a partir de 10/7/2023”.