As 7 principais opções de gerador de QR Code personalizado
O QR code (ou código de resposta rápida) está cada vez mais presente na rotina de pessoas e empresas. Seja para pagar contas, consultar o cardápio em um restaurante ou baixar aplicativos em seu celular, esse código de barras bidimensional trouxe agilidade e simplicidade aos negócios.
Opções para gerador de QR code
PIX.
O plano gratuito disponibiliza a criação de QR codes dinâmicos, mas com a exibição de anúncios, o que pode prejudicar a experiência do usuário. Os planos pagos têm custo um pouco superior ao de seus concorrentes, mas oferecem suporte 24 horas e a opção de cancelamento a qualquer instante.
Os QR codes gerados não têm data de expiração e você pode fazer ajustes (como a inclusão de logotipo ou a inserção de texto) a qualquer tempo, sem a necessidade de criar um novo código.
#5. E-lemento
Nota de avaliação: 8,3/10
O E-lemento também oferece uma ampla gama de modelos de QR code. É possível gerar um QR code estático sem registro. Entretanto, a personalização exige que você crie uma conta na plataforma e escolha um plano mensal, trimestral ou anual.
Os valores são acessíveis, mas os planos mais baratos vêm acompanhados da exibição de anúncios, o que pode interferir na satisfação dos clientes.
O site é intuitivo, oferece suporte em português, flexibilidade na edição do design e disponibiliza relatórios para você acompanhar as estatísticas de visualização de seus QR codes dinâmicos.
Embora você consiga gerar QR code com logo, o tamanho é ajustado de modo automático pela plataforma para garantir a legibilidade do código.
#6. WebsitePlanet
Nota de avaliação: 8,0/10
O Website Planet é uma plataforma que ajuda pessoas físicas e jurídicas a criar e/ou expandir a sua presença online e o gerador de QR code personalizado é um dos vários serviços oferecidos.
O processo é simples e intuitivo. Não há a necessidade de cadastro, nem limite na quantidade de QR code gerados.
Você pode escolher as cores, incluir o logotipo da sua empresa, além de definir a moldura para QR code mais apropriada às suas necessidades de negócio (como links direcionando os clientes para o Facebook ou para uma página com informações sobre um evento, por exemplo).
#7. LojaVirtual
Nota de avaliação: 7,8/10
A LojaVirtual é uma plataforma especializada em comércio eletrônico e o gerador de QR code faz parte do rol de ferramentas oferecidas aos clientes. Não há muita diversidade e as principais opções são links para pagamento em Bitcoin, endereço de e-mail, contato (SMS ou número de telefone), texto, Wi-Fi, vCard e URL.
É possível fazer QR code com logo, escolher as cores e ajustar as medidas de largura a altura. Após a criação, você pode fazer o download de seu código nos formatos PNG, JPEG, SVG e WEBP.
Um diferencial é o suporte em português, via Whatsapp ou e-mail, no caso de dúvidas durante o processo.
O que é personalização de código QR usando o gerador de QR code?
Personalizar QR code significa fazer ajustes em seus padrões originais para ficar mais atraente e intuitivo. Essa customização consiste na alteração das cores, na inclusão de texto, e na inserção do seu logotipo, tornando o seu código exclusivo. Se feito de maneira correta, é um processo que facilita a identificação da sua marca por atuais e potenciais clientes.
Por que criar um QR code com logo?
Embora existam inúmeras plataformas para criar QR codes, nem todas possibilitam a personalização, como a definição das cores, do formato ou a inserção do logotipo da empresa. A identidade visual é um dos elementos cruciais de uma estratégia de marketing eficiente, pois confere profissionalismo e credibilidade ao seu negócio, distinguindo-o da concorrência. Assim, um QR code exclusivo, que remeta à sua marca, estimula o sentimento de confiança nos clientes, mesmo que de modo inconsciente.
A relação entre o alto contraste e a digitalização ideal
Boa parte dos QR codes é criada em preto e branco e existe uma razão para isso: o contraste. A leitura, feita pela câmera do dispositivo móvel, distingue as cores claras das escuras e, quanto maior for esse contraste, mais fácil e rápido será o redirecionamento.
Isso não significa que o seu QR code não possa ser colorido. Você pode (e deve) usar as cores associadas à sua marca em todo o seu material publicitário, o que inclui os QR codes. Certifique-se apenas de manter a oposição entre o fundo (claro) e os demais elementos (em tons escuros) ao gerar QR code personalizado.
Onde incluir o logo no QR code?
O QR code é uma tecnologia desenvolvida pela companhia japonesa Denso Wave e caracterizado por alguns componentes como: margens, padrões de detecção de posição (três pequenos quadrados nas bordas do código) e células. Todos esses elementos precisam ser escaneados pela câmera do dispositivo móvel e, para não haver interferência nessa leitura, é aconselhado dispor os logotipos no centro do QR code.
A personalização pode comprometer a legibilidade ou a digitalização do QR code?
Como mencionado, um QR code personalizado pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, sobretudo em termos de confiança e reconhecimento da marca pelos clientes. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que o excesso de ajustes não prejudique o seu funcionamento. Algumas dicas para assegurar a legibilidade e a digitalização ao criar QR code online são:
Mantenha o contrate (fundo claro e demais componentes em cores escuras). Inverter essa ordem pode prejudicar a leitura.
Inclua um pequeno texto ou call to action (chamada para a ação), informando do que se trata aquele QR code e para onde o usuário será redirecionado.
Preserve a quiet zone, ou seja, a área de margem que envolve todos os cantos do QR code, indispensável para o leitor detectar os dados com precisão.
Ao criar QR code com logo, posicione o logotipo no centro do código para evitar distorções na digitalização.
Não misture elementos arredondados com formas pontiagudas que dificultem a visualização do seu código.
Crie, faça o download e imprima o seu código QR sempre em alta resolução, para assegurar a qualidade, tanto em anúncios de grandes proporções quanto em pequenos materiais de mídia impressa (etiquetas, adesivos, panfletos).
Perguntas frequentes
O logotipo pode atrapalhar a legibilidade ou a capacidade de escaneamento do meu QR code?
Sim. Por isso, recomendamos que o tamanho do logotipo não exceda 30% da área total do seu código QR. Outra boa prática é dispor o logotipo no centro do QR code.
Qual deve ser o tamanho de um QR code personalizado?
O tamanho do código QR está relacionado ao seu objetivo. Em outras palavras, se você precisa criar QR code para dispor em cartões de visita ou em rótulos de produtos, o ideal é usar um formato quadrado de, no mínimo, 1,2 polegadas (cerca de 3 cm) Para outros fins comerciais, como cartazes em vitrines ou banners na fachada de edifícios, será necessário aumentar as dimensões para a correta digitalização à distância.
Quais são as cores recomendadas para melhorar o contraste do código QR?
De maneira geral, QR codes, assim como os códigos de barras tradicionais, usam cores antagônicas (como o preto e o branco), que permitem o melhor escaneamento pela câmera do celular. Assim, tenha em mente tanto o seu logotipo, quanto o contraste entre um fundo claro e pontos escuros, para pensar em uma combinação harmônica, que não interfira no funcionamento do seu código QR.
Devo levar em consideração o ambiente e/ou materiais de mídia de impressão durante a personalização do QR code?
Sim. Em primeiro lugar, você deve se atentar à iluminação, já que os usuários podem usar seu código QR durante o dia ou à noite. Evite dispor o código em superfícies rugosas, curvas, ou muito brilhantes, que dificultam o escaneamento. Escolha a tinta e a modalidade de impressão (offset, rotogravura, serigrafia) condizente com o material em que o QR será disponibilizado (papel, tecido, acrílico).
Como testar o meu QR code antes de imprimir?
Inicialmente, certifique-se de que o código possa ser lido em locais com baixa, média ou alta luminosidade. Em seguida, teste o funcionamento em diferentes dispositivos móveis (smartphone, tablet, laptop) e com sistema operacional distinto (iOS, Android ou Windows Phone). Você também precisa considerar a distância e ajustar a resolução, caso disponibilize seu código em um outdoor, por exemplo. Por fim, confira o acesso à internet, já que um QR code dinâmico só funciona se houver uma rede sem fio disponível.