A moda plural e sem comprovação de renda: para todos e em todos os lugares

A TrendHouse'2012, em Maceió, comprova a chancela da democracia da moda feita com originalidade

Por Com Pedro Willmersdorf

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O nosso país de dimensão continental, e que, apesar da tão incensada ascensão da classe C, continua com tantas desigualdades sociais, tem na moda instrumento de integração. É prazeroso ver o resultado de um trabalho como o que eu conferi na TrendHouse'2012, em Maceió: semana de moda com atitude e não mera cópia do que Rio e São Paulo ditam nas passarelas. Na maratona de desfiles, que começava pela manhã e terminava à noite, destaque para um regionalismo chique e sem caricaturas como forma de se pensar a moda no Nordeste. Plural, global e multiconectada com as redes que nos envolvem no dia-a-dia.

Com uma pegada bem descontraída, o Flash Mob, realizado em plena manhã na orla marítima de Maceió, em frente ao restô Lopana, foi um exemplo da "moda" ali, coladinha com consumidoras finais em um mix com editoras de moda, celebs, convidados do evento e todos que estivessem passando pelo local naquele momento... O resultado foi prazeroso para mulheres e homens em ver a criatividade de novos talentos. O que vai gerar, é claro, a vontade de consumir. Apresentaram suas criações Audifax Seabra, Paula Cox, Marília Hermann, Carol Vasconcelos, Larissa Nunes, Ariana e Juliana Gamaleira, Ana Glafira, Nathália Amaral, Bruna Bert, Juliana Ramos, Ana Maia e Rosa Piatti, Carol Paz, Marcus Telles, Ítalo Erlers e Heway Verçosa. O que conferimos ali tinha conteúdo e gerou informação.

Lembre-me de Cristina Franco, expert em levar a intelectualidade do mundo da moda ao grande público, que sempre frisou a necessidade da democracia fashion e dizia em todas as ocasiões: "Temos de parar com essa postura maniqueísta de ‘ou isso ou aquilo’. A diversidade possibilita descobertas. Não existe nada mais ultrapassado do que se pensar em um processo hegemônico. O mundo vai querer ver nossa moda de forma mais efetiva. E, hoje em dia, os estilistas que têm a oportunidade de falar para o mundo em nome do Brasil muitas vezes não têm consciência dessa responsabilidade de mostrar todo o potencial que temos, nossa cultura e nossas características".

Como disse certa vez o amigo Reginaldo Fonseca, um insider dos bastidores da moda no Brasil - há 25 anos à frente da Cia Paulista de Moda Moda, ele é diretor executivo de desfiles de Norte a Sul do país: "moda só vira moda quando é mostrada para muita gente, grandes plateias. O que os olhos veem, o coração sente e a mão assina o cheque". E é muito bom levar a informação de moda para as ruas e despertar o desejo pelo assunto.

"Servimos de vitrine para que os nossos criadores ganhem espaço nacional. Por isso temos três focos: o handmade com toque contemporâneo, aproveitando o farto artesanato local agregado ao design; o beachwear, também valorizado por detalhes artesanais, e os acessórios", comentou James Silver, o curador da semana de moda em Maceió. E ele acrescentou em uma entrevista anterior publicada aqui, na coluna, que “nomes como o de Vera Arruda(1966-2004), a homenageada da Trend House’2012 esse ano, abriram portas para uma moda 'made in Alagoas'. Depois dela, só para citar alagoanas, Martha Medeiros, Ana Maia e Rosa Piatti, além de Jeanine Fontan, da Caleidoscópio, provaram que o regional pode ser a mais perfeita ponte com o universal”. Isso mesmo, James, espaço nacional e internacional, pois o Brasil hoje está com bastante visibilidade. O nosso país está entre as 10 maiores economias do mundo, teremos a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016. É claro que a moda produzida aqui vai atrair os olhares do mundo todo.

O que eu achei perfeito nessa edição foi o link criado entre passado e presente com a homenagem ao trabalho atemporal de Vera Arruda, estilista que acendeu os holofotes para a moda produzida em Alagoas. A exposição do acervo de criações by Vera Arruda foi perfeita para que gerações diversas pudessem contemplar os trabalhos não somente com um olhar de saudosismo, mas como fonte de inspiração de como é possível ser tão, mas tão talentosa, que suas roupas podem ser usadas em qualquer tempo e em qualquer lugar. Isso proporciona orgulho para quem está no mundo da moda há décadas e gás para a garotada que, mais do que nunca, lota as salas de aula dos cursos de estilismo.

A proposta da TrendHouse'2012  - realizada pela S&M Bureau Criativo em parceria com a Cadeia Têxtil (convênio entre o Sebrae, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e Governo de Alagoas) com apoio do Sindivest, Algás, Secretarias de Turismo e Planejamento, Prefeitura de Maceió, ABIH, MCVB - é não ser apenas uma plataforma da moda com cases de sucesso, mas investir em outros segmentos da economia criativa. Nesta edição, a gastronomia também deu a tônica e uma série de chefs e restaurantes incríveis fizeram o tal melánge entre as artes. Só para citar alguns: Maria Antonieta, Wanchako, Picuí, Lopana... Valeu, Alagoas!

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