Cetur reforça apoio à dispensa de vistos para países estratégicos
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) defende a isenção de vistos para países estratégicos, conforme sinalizado pelo Ministério do Turismo. A proposta, que prevê a liberação de visto por dois anos para os Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, é um importante agente de estímulo à economia, reforça a entidade.
Em um momento em que os Estados Unidos optam por criar barreiras para os turistas, o presidente do Cetur, Alexandre Sampaio, afirma que não é hora para retaliações. “As medidas tomadas pelo governo americano não têm grande impacto para os brasileiros e não devem prejudicar as medidas capitaneadas pelo Ministério do Turismo de liberar por dois anos a concessão de visto para os quatro países em questão. O Cetur acredita que a proposta é um importante gerador de divisas para o Brasil em tempo de crise”, pontua Sampaio.
Veja abaixo a íntegra da carta:
CARTA ABERTA EM DEFESA DO TURISMO
No momento em que o Brasil amarga o mais alto índice de desemprego desde 2012 e sofre com uma das maiores crises econômicas do País, é hora de finalmente corrigir a negligência histórica com o turismo. As entidades representativas de classe têm uma série de medidas já demandadas para o governo no sentido de destravar os gargalos que há tempos impedem o desenvolvimento do setor de viagens.
Medidas simples que dependem apenas de vontade política e têm grande impacto no setor. A mídia tem veiculado que o governo federal pretende recuar e não mais isentar o visto para turistas de países estratégicos como os Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. Trata-se de um pleito antigo do mercado que, de acordo com projeções do Ministério do Turismo, pode injetar R$ 1,4 bilhão na economia nacional.
As entidades representativas de classe do turismo vêm, por meio desta carta aberta, defender não apenas a dispensa de visto para países estratégicos como ocorreu na Olimpíada com um impacto extremamente positivo, como também a elaboração de um pacote mais amplo que inclua de uma vez por todas o turismo na agenda estratégica e econômica do governo.
Já está disponível uma série de estudos e documentos que apontam com clareza quais os gargalos da atividade no País. O turismo no Brasil precisa ultrapassar a marca de seis milhões de visitantes estrangeiros, enquanto mais de 1,2 bilhão de viagens são realizadas no planeta, segundo a Organização Mundial do Turismo.
Sobre o Cetur
Com mais de 60 anos de atuação, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC realiza o planejamento e oferece apoio a ações para o crescimento da atividade turística no Brasil. Atuando nacionalmente através de representantes nas Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércios) nos Estados, o Cetur reúne ainda 27 entidades e associações empresariais que representam a cadeia produtiva do turismo. A atuação do Conselho inclui o fortalecimento de relações políticas e institucionais, estudos e produções técnicas, bem como a promoção e participação em eventos que evidenciam a importância do setor no desenvolvimento econômico e social do País.
Assinam a carta:
Entidades e associações nacionais:
1. CETUR - CONSELHO EMPRESARIAL DE TURISMO E HOSPITALIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO (CNC)
2. ABAV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGEM
3. ABEAR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS AÉREAS
4. ABEOC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS
5. ABETA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA
6. ABIH NACIONAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INDÚSTRIA DE HOTÉIS
7. ABLA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS
8. ABOTTC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TRENS TURÍSTICOS E CULTURAIS
9. ABR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESORTS - RESORTS BRASIL
10. ABRACCEF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS DE CONVENÇÕES E FEIRAS
11. ABRASEL NACIONAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES
12. ABRASTUR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO SOCIAL
13. ABRATURR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO RURAL
14. ABRACORP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGENS CORPORATIVAS
15. CLIA /ABREMAR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS
16. ALAGEV - ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE GESTORES DE EVENTOS E VIAGENS CORPORATIVAS
17. ANTTUR - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTADORES DE TURISMO E FRETAMENTO
18. BITO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO RECEPTIVO INTERNACIONAL
19. BRAZTOA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS OPERADORAS DE TURISMO
20. CBC&VB - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CONVENTION & VISITORS BUREAUX
21. FBHA - FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
22. FOHB - FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS DO BRASIL
23. SINDEPAT - SISTEMA INTEGRADO DE PARQUES TEMÁTICOS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS DO BRASIL
24. UBRAFE - UNIÃO BRASILEIRA DOS PROMOTORES DE FEIRAS
25. UNEDESTINOS - UNIÃO NACIONAL DOS CONVENTION & VISITORS BUREAUX E ENTIDADE DE DESTINOS
Entidades regionais:
26. ABAV SP – Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo
27. Aviesp - Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo
28. Avirp - Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região
Assina também a carta Guilherme Paulus, presidente do Conselho de Administração da CVC e conselheiro consultivo do Cetur/CNC.